Águas do São Francisco chegam ao Ceará

26 de junho de 2020 - 12:26

Com uso prioritário para o abastecimento humano, as águas devem beneficiar 4,5 milhões de cearenses

Foto: MDR

As águas do Projeto de Integração do São Francisco – PISF chegaram ao Ceará, nesta sexta-feira (26), com o acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de transposição. Com a abertura, as águas, que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passaram pelo Túnel Milagres, na divisa dos dois estados e chegaram ao Reservatório Jati, no Ceará. De Jati, a água será transportada por 53Km no chamado “eixo emergencial” do Cinturão das Águas – CAC, que já se encontra pronto.

De acordo com o cronograma do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR a Barragem de Jati começa a receber água no final do mês de junho, com o processo de enchimento ocorrendo em três etapas, conforme o protocolo de segurança. A previsão é que as águas do São Francisco estejam liberadas para o CAC por volta do dia 01 de agosto.

A partir do CAC, as águas seguirão até Missão Velha, onde desembocarão no Riacho Seco e, por gravidade, seguirão até o Rio Salgado, desaguando no Rio Jaguaribe. Pelo seu curso natural, dará aporte ao Açude Castanhão, ajudando no abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, destaca que a chegada das águas do Rio São Francisco representa o aumento da segurança hídrica dos municípios cearenses que vão ser contemplados. “As águas terão um uso preponderante do abastecimento humano, ou seja, o PISF se dedica a atender o abastecimento humano de cidades e, complementarmente, pode aumentar a garantia para a agricultura irrigada”.

Ainda segundo o secretário, com a chegada das águas em território cearense, mais de 70 cidades devem ser beneficiadas. “A previsão inicial era beneficiar 54 cidades, porém, hoje, com o Projeto Malha D’água temos a previsão de beneficiar mais de 70 municípios. Vale ressaltar que a chegada das águas representa não só segurança para o abastecimento humano como também para os outros usos. Isso devido ao fato de que, com essas águas, poderemos utilizar, com mais liberdade, os reservatórios existentes nas regiões. Com isso, a irrigação, aquicultura, agricultura e outras atividades poderão utilizar de um percentual maior de água, de acordo com decisões tomadas pelos comitês de bacia”.

A obra do PISF, considerada o maior empreendimento hídrico do país, soma 477 quilômetros de extensão. Com a obra complementar do CAC, as águas do “Velho Chico” vão beneficiar 4,5 milhões moradores da Região Metropolitana de Fortaleza . Segundo o governador Camilo Santana, a obra do São Francisco tem uma grande relevância para o Estado do Ceará. “O Cinturão é uma importante obra de infraestrutura hídrica do nosso estado e vai receber as águas do Rio São Francisco, e permitir trazê-las para a região oeste do Cariri, assim como para o açude Castanhão, garantindo segurança hídrica para a população cearense”.