Ceará atinge marca de 64 açudes sangrando; Castanhão ultrapassa 30% da capacidade

15 de abril de 2024 - 15:10

Após as reservas hídricas do Ceará ultrapassarem a marca de 50% da capacidade total do estado, o número de açudes sangrando simultaneamente continua a aumentar, atingindo, nesta segunda-feira (15), um total de 64 reservatórios vertendo. Só no último final de semana, sete açudes registraram sangria, incluindo o Açude Benguê, em Aiuaba, que não transbordava há 13 anos.

Além do Açude Benguê, os açudes Olho d’Água, Cachoeira, Santo Antônio de Russas e Ubaldinho sangraram neste fim de semana. Já o Maranguapinho, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Riacho do Sangue, Solonópole, atingiram o ponto de sangria nesta segunda (15), evidenciando os bons aportes aos reservatórios em algumas regiões do estado.

Níveis confortáveis


Com um volume total de mais de 9,5 bilhões de metros cúbicos nos reservatórios, o número de açudes vertendo em 2024 já supera o registrado no ano anterior se comparado a esta mesma data. Atualmente, além dos 64 açudes gerenciados pela Cogerh que estão vertendo, 14 reservatórios operam com mais de 90% de sua capacidade total.

Outras bacias hidrográficas da região norte do Estado mantêm ótimo nível volumétrico, com o Coreaú em 98%, o Acaraú em 95% e o Litoral com 100% da capacidade total acumulada.

Em alerta

Apesar dos avanços, a realidade na bacia hidrográfica dos Sertões de Crateús contrasta com menos de 23% de sua capacidade hídrica acumulada. Outros 26 reservatórios do Ceará apresentam volumes abaixo de 30% de sua capacidade, “destacando os desafios persistentes impostos pelo clima semiárido da região, com chuvas distribuídas de forma irregular no tempo e espaço”, conforme destacou Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh.

Castanhão

O maior reservatório do Ceará, o Castanhão, ultrapassou o volume de 30% da capacidade de armazenamento. Há um ano, o açude estava exatamente com 30% de volume. Em 2023, foi a primeira vez que o reservatório passou desta marca desde 2014.

Pensando em avançar em um modelo sustentável para as múltiplas demandas do Açude Castanhão, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) irá realizar, no dia 19 de abril, o 3º Seminário do Projeto “Capacidade de Suporte do Açude Castanhão”, momento onde serão compartilhados os resultados da pesquisa feita pela Companhia em parceria com a UFC, sobre a qualidade da água e os múltiplos usos do Castanhão.