Ceará participará da Oficina de Implementação dos Planos Estaduais do Programa Água Doce

24 de julho de 2009 - 13:34

O Estado do Ceará, juntamente com os estados que estão situados na região do semi-árido brasileiro participará entre os dias 29 a 31 de julho da Oficina de Implementação dos Planos Estaduais do PAD-Programa Água Doce. A realização da oficina tem como objetivo tratar da elaboração e implementação dos Planos Estaduais, estabelecendo as diretrizes, estratégias e metodologia para a formulação e implementação de políticas públicas permanentes para o acesso à água por meio de sistemas de dessalinização sócio e ambientalmente sustentáveis em localidades difusas do semi-árido brasileiro.

A oficina, que está sendo promovida pelo MMA-Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, visa ainda à consolidação do arranjo institucional definindo competências e compromissos entre os órgãos responsáveis pela implementação do Programa em cada estado. Além de outras atividades, segundo a programação está prevista a assinatura do II Pacto Nacional do Programa Água Doce (Ratificação do Pacto assinado em 2004), a apresentação da proposta de Arranjo Institucional do PAD em cada estado e uma visita à Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce no município de Amparo/PB (Assentamento Fazenda Mata). As atividades serão realizadas no Hotel Verde Green em João Pessoa, na Paraíba.

Estarão reunidos integrantes da Coordenação Nacional do PAD, do Ministério do Meio Ambiente, todos os coordenadores estaduais do PAD dos estados, além de técnicos de órgãos estaduais e federais engajados nas políticas públicas de desenvolvimento do Programa. O Ceará estará representado pelo Coordenador Estadual do Programa Água Doce e representante da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, Luiz Carlos Rocha da Mota e sua equipe técnica; representantes da Cogerh-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos; Sohidra-Superintendência de Obras Hidráulicas; Semace-Superintendência Estadual do Meio Ambiente; SESA-Secretaria Estadual de Saúde; SDA-Secretaria de Desenvolvimento Agrário e do Incra-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

O Programa Água Doce, que é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, visa atender a comunidades que residem em áreas difusas espalhadas por toda a região semi-árida que sofrem com a escassez e falta d’água potável, implantando sistemas de dessalinização de água a fim de que sejam utilizadas, principalmente, para consumo humano. O reaproveitamento do líquido também é feito, sendo utilizado para a produção de peixes em tanques e irrigação. No Brasil, oito estados estão inclusos nessa região, compreendendo praticamente em sua totalidade a Região Nordeste. São eles: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, além do Norte de Minas Gerais (Região Sudeste).

No Ceará, a Coordenação Estadual do PAD tem se empenhado para implantar novas UD-Unidades Demonstrativas nas regiões mais secas do estado. Recentemente, 35 operadores de dessalinizadores das mais diversas comunidades do município de Russas participaram de uma capacitação para melhor utilizarem o aparelho. O curso aconteceu no Assentamento Mundo Novo e contou ainda com a presença de técnicos da SRH, Prefeitura local, Semace e Ministério do Meio Ambiente. As Unidades usarão o dessalinizador que será destinado pela Sohidra, vinculada da Secretaria dos Recursos Hídricos.

Assessoria de Imprensa da SRH
Jair Melo – Estagiário
Fort. 24/07/09