Cogerh inicia transferência dos açudes Orós e Castanhão para reforçar abastecimento da RMF

25 de fevereiro de 2026 - 08:56

Açude Castanhão

Na última segunda-feira (23), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) iniciou a operação de transferência hídrica dos açudes Açude Orós e Açude Castanhão para o sistema hídrico integrado da Região Metropolitana de Fortaleza.

A operação prevê a transferência de água com vazão de até 6 mil litros por segundo (6 m³/s), garantindo o suporte necessário ao sistema integrado que atende Fortaleza e municípios da RMF. A expectativa é que água comece a chegar até o dia 25 de fevereiro ao sistema integrado da região metropolitana.

A medida foi definida em conformidade com as deliberações da Reunião de Avaliação da Alocação Operação 2025.2 e Operação Emergencial 2026.1 das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, realizada em 04 de fevereiro de 2026, com a participação da Cogerh, da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), dos Comitês de Bacias Hidrográficas e demais instituições do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Açude Orós

Conforme planejamento operacional, foi iniciada simultaneamente a transferência do Castanhão para o Pacoti, reforçando diretamente o sistema da RMF e a transferência do Orós para o Castanhão, aproveitando as condições favoráveis do leito do Rio Jaguaribe, o que contribui para reduzir perdas ao longo do percurso.

A decisão considerou o cenário atual de queda na reservação de açudes da região metropolitana de Fortaleza e a ausência de recarga significativa em reservatórios estratégicos da RMF, especialmente o Açude Pacoti.