Com mais de 60% das obras concluídas, Ministro Waldez Góes visita o primeiro sistema adutor do Projeto Malha D’Água

18 de julho de 2025 - 10:10

O avanço da maior obra de segurança hídrica do Ceará segue ganhando destaque. Nesta quinta-feira (17), o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o Secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Fernando Santana, visitaram as obras do primeiro sistema adutor do Projeto Malha D’Água, no município de Banabuiú.

Ao todo, essa etapa do projeto vai beneficiar com água tratada nove sedes municipais — Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã, Deputado Irapuã Pinheiro, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Mombaça e Pedra Branca — além de 38 sedes distritais, por meio de 291,61 km de adutora principal e 396,48 km de ramais adutores, atendendo cerca de 280 mil pessoas.

Em visita ao projeto, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, expressou admiração pelo projeto estadual de segurança hídrica, considerado o maior do país:
“Os bons exemplos devem ser seguidos e o Ceará tem uma tecnologia que poucos no Brasil possuem, como no caso do tratamento de água do Projeto Malha D’água. Conhecer essa estratégia é fundamental, pois as iniciativas estaduais e federais andam em conjunto na garantia de segurança hídrica”.

Com mais de 60% das obras executadas e a expectativa de, em breve, iniciar o fornecimento de água tratada nas primeiras residências da região, o secretário Fernando Santana comemorou o avanço do projeto:

“Esse grande projeto que nos dá muito orgulho vai garantir segurança hídrica para o Sertão Central e já está nos detalhes finais de sua inauguração, que está prevista para o mês de agosto”

Sobre o Projeto Malha D’Água

O Projeto Malha D’Água tem como objetivo adensar a rede de adutoras no Ceará, priorizando centros urbanos com captação diretamente em mananciais de maior segurança hídrica. As Estações de Tratamento de Água (ETAs) são implantadas junto a esses reservatórios para posterior distribuição às populações integradas ao sistema.

Ao todo, o projeto prevê a criação de 33 Sistemas Adutores, contemplando 177 sedes municipais e 697 sedes distritais em todo o estado.

O Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central é o primeiro a ser executado pelo Governo do Estado dentro do escopo do Malha D’Água.