CBH Curu e SRH alinham estratégias para segurança hídrica na região

31 de janeiro de 2024 - 14:17

Nesta quarta-feira (31), a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu se reuniu com o Secretário Executivo dos Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara, para discutir e propor medidas prioritárias, visando garantir a segurança hídrica na região do Curu. O encontro contou com a participação da Coordenadora de Gestão da Cogerh/Pentecoste, Isabel Amaral, e do Supervisor Regional da Cogerh, Berthyer Peixoto.

Com as reservas hídricas em torno de 25% da capacidade total, a situação na bacia do Curu, em conjunto com as Bacias do Médio Jaguaribe e dos Sertões de Crateús, demanda atenção.

Durante a reunião, foram discutidas diversas pautas, incluindo a instalação de poços em municípios da Bacia do Curu e a recuperação da adutora do Açude General Sampaio, fundamental para reforçar o abastecimento da sede de Apuiarés.

A demanda apresentada pela diretoria do Comitê do Curu é extremamente válida e já estamos trabalhando em encaminhamentos práticos, como a instalação prioritária de poços profundos pela Sohidra em algumas localidades da região, além da viabilização da adutora de General Sampaio. Existe uma articulação com o Governo do Estado.”, explicou o Secretário Aderilo.

Além disso, o grupo iniciou discussões para integrar comunidades da região do Curu ao Programa Água Doce, promovido pela SRH, visando beneficiá-las com dessalinizadores. “Estamos estudando a possibilidade de ampliar o alcance desse programa para mais municípios da região do Curu”, acrescentou o secretário.

Outro ponto discutido foi a viabilidade da construção da Barragem Riacho do Paulo, demanda trazida pelo Comitê. “Vamos analisar tecnicamente junto com nosso corpo técnico a viabilidade desse empreendimento, e levaremos as discussões para o grupo de contingência do Governo do Estado para explorar outras estratégias de segurança hídrica para a bacia do Curu”, destacou Aderilo.

A presidente do Comitê, Conceição Gomes, ressaltou a diversidade de situações dentro da Bacia do Curu e a importância de abordar essas pautas prioritárias. “Estamos atentos com a situação em nossa bacia e trazemos essas demandas para buscarmos soluções efetivas para os desafios que enfrentamos.”, concluiu.

Plano Estadual de Enfrentamento a Seca

O Secretário Executivo dos Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara, destacou que a região do Curu está inserida em importantes ações de convivência com a seca, dentro do planejamento coordenado pelo Governo Estadual em conjunto com a Cogerh, SRH e Sohidra.

A cautela é reforçada com a presença do fenômeno El Niño, conforme anunciado pela Funceme durante a apresentação do Prognóstico Climático para 2024.

O Plano de Enfrentamento a Seca será apresentado em breve pelo Governador Elmano de Freitas.