Comitê do Acaraú aprova vazões para açudes do vale e isolados

28 de junho de 2021 - 08:33

Operação nos reservatórios da bacia do Acaraú será realizada no período de junho de 2021 a janeiro de 2022

As vazões de operação dos açudes cearenses monitorados seguem sendo debatidas e definidas pelos Comitês de Bacias, com o apoio da Cogerh. Em reunião ordinária realizada de forma virtual no dia 22 de junho de 2021 a plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú (CBH Acaraú) se reuniu para debater, avaliar, discutir e aprovar as vazões dos Açudes do Vale (Paulo Sarasate, Edson Queiroz e Sistema Taquara-Jaibaras) e também os parâmetros de alocação dos Açudes Isolados, além das recomendações de vazões provisórias para estes açudes até que seja realizada a reunião com as Comissões Gestoras. O objetivo é garantir a segurança hídrica para famílias que utilizam e necessitam das águas dos respectivos açudes.

O plenário acompanhou todas as informações necessárias sobre a situação hídrica dos açudes fornecidas pela equipe técnica da Cogerh. As instituições que compõem o Comitê também acompanharam importância de bem gerir a água priorizando a abastecimento humano, dessedentação animal, e os seus múltiplos usos presente nos 27 municípios que constituem a Bacia Hidrográfica do Acaraú.

Após as apresentações a plenária, com as informações necessárias, votou e estabeleceu os parâmetros e vazões provisórias a serem cumpridos para o período de junho de 2021 até 31 de janeiro de 2022. Além disso, a instituições presentes no evento aprovaram em bloco pela vazão intermediaria dos açudes. A plenária também aprovou nomes para composição de uma Comissão Eleitoral para desenvolver o processo de eleição da Câmara Técnica de Capacitação e Comunicação.

“Foi um importante evento no tocante as deliberações tomadas de forma madura, responsável, além de garantir todo processo democrático e gestão participativa dos recursos hídricos, procurando sempre fazer valer a máxima da preservação dos recursos hídricos e do uso sustentável dos diversos. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú adotará todas as medidas necessárias para o verdadeiro cuidado com água e assegurar a oferta hídrica para todos os usuários de nossa Bacia”, comentou o presidente do CBH Acaraú, José Maria Gomes Vasconcelos.

*Com informações de http://www.cbhacarau.com.br/