Comitiva de gestores mineiros visitam o Ceará em busca por soluções sustentáveis para a gestão hídrica

3 de outubro de 2024 - 14:40

O foco principal são os projetos de preservação de água, visando a viabilização de barragens

Uma comitiva de representantes do setor agrícola e governamental do Estado de Minas Gerais visitou o Estado do Ceará para conhecer a gestão de recursos hídricos do estado e as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico do setor agropecuário.

Ao longo da missão institucional aconteceu uma série de encontros com especialistas e representantes de diversas instituições cearenses, além de uma visita institucional do Açude Castanhão, no município de Jaguaribara. Para Hilda Loschi, do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, “a troca de experiência entre especialistas visa garantir que diferentes perspectivas sejam consideradas na busca por soluções para a água, um recurso vital para o desenvolvimento socioeconômico da região.”

O Presidente da Sociedade Rural Mineira, José Henrique Veloso, destacou a importância da colaboração entre os setores público e privado para o desenvolvimento sustentável. “É fundamental unirmos forças e compartilharmos experiências para enfrentar os desafios que temos pela frente. A água é um recurso precioso e deve ser gerido com responsabilidade e inovação”.

A programação incluiu visitas à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, ao Açude Castanhão e ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, finalizando com uma reunião na Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), onde foi discutido o potencial de cooperação entre Minas Gerais e Ceará.

Segundo o assessor técnico da SDE e ex-secretário dos Recursos Hídricos, Hyperides Macêdo, a equipe mineira teve a oportunidade de entender melhor a gestão dos recursos hídricos através da Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Ceará, onde discussões aprofundadas abordaram a importância de um planejamento adequado e a eficiência no uso da água.

Visita ao Açude Castanhão

Um dos destaques dessa missão foi a visita à Barragem do Castanhão, o maior reservatório do Ceará, que possui uma capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos. O Castanhão não só abastece a metrópole de Fortaleza, mas também irrigação em áreas semiáridas do estado, ressaltando a importância de um empreendimento que garante a sustentabilidade de uma região marcada por períodos de seca severa.

Em um encerramento produtivo, os participantes puderam dialogar sobre melhorias na gestão de recursos hídricos e o papel da secretaria no agronegócio. Dentre as presenças, destacou-se Francisco Teixeira, ex-ministro da Integração Nacional e ex-secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, reconhecido por sua expertise em recursos naturais.