Conheça o Parque Estadual das Águas, nova Unidade de Conservação do Ceará

10 de outubro de 2022 - 10:07

Inaugurado em setembro pela governadora Izolda Cela, na barragem do Açude Pacoti, o Parque Estadual das Águas foi desenvolvido ao longo dos últimos anos numa parceria entre Cogerh, Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

O Parque abrange os municípios de Aquiraz, Guaiúba, Horizonte, Pacajus e Pacatuba e é a 37ª Unidade de Conservação (UC) estadual. O Parque fica no entorno do sistema hídrico Pacoti, Riachão e Gavião, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e região metropolitana.

Parque Estadual das Águas

“Quando se fala em água, se fala em vida, saúde, bem estar, em condição de prosperar a vida humana, e também tudo que está relacionado a ela”, pontua Izolda. “Isso aqui é uma proteção importantíssima para todo um sistema hídrico que abastece mais de 4 milhões de pessoas”, completou a governadora.

A área preservada pelo decreto assinado possui atributos ecológicos relevantes para a conservação da biodiversidade da Caatinga e de espécies ameaçadas, raras e endêmicas, possuindo paisagens de grande beleza cênica, formada pelos morrotes (inselbergs), pela vegetação e pelos açudes. Essas características possibilitam uma maior proteção aos recursos hídricos, contenção dos processos de urbanização em áreas próximas aos açudes e controle nas possíveis perdas de cobertura florestal.

“Estamos aqui preservando não só nossos recursos hídricos, mas o meio ambiente na Região Metropolitana de Fortaleza para as gerações futuras”, destacou Francisco Teixeira, secretário dos Recursos Hídricos.

Com investimento total de R$ 1.631.392,92, na nova área protegida serão permitidas as atividades de pesquisas científicas; educação e interpretação ambiental; recreação em contato com a natureza; além do turismo ecológico.

O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, acredita que a criação do Parque das Águas é um marco para o Estado e o resultado de um longo trabalho da Companhia na preservação dos três açudes.

“É o maior parque estadual (em extensão) e vai proteger os três grandes reservatórios da região metropolitana. Vai gerar empregos, renda, turismo e sustentabilidade para toda a população do entorno da região”, comemorou o presidente