Conselho Estadual de Recursos Hídricos aprova comenda para três personalidades

21 de novembro de 2018 - 08:58

Jerson Kelman, Eudoro Santana e Francisco Teixeira serão agraciados com a medalha Francisco Gonçalves de Aguiar

Três personalidades serão agraciadas com a Medalha Francisco Gonçalves de Aguiar, uma das maiores comendas do setor de Recursos Hídricos do Ceará. O Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (Conerh) aprovou, na manhã desta terça-feira (20.11) os nomes de Jerson Kelman, Francisco Teixeira e Eudoro Santana para receber a honraria. “Tratam-se de três personalidades com intensa contribuição para o setor de recursos hídricos no Ceará”, avalia o Presidente da Cogerh, João Lúcio Farias. Segundo ele, cada um dos homenageados “ao seu jeito e ao seu tempo” ajudou a sedimentar o Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

A entrega das comendas acontece em dois momentos: às 15 horas desta quarta-feira (21.11), em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa, Eudoro Santana recebe a medalha. No próximo dia 30, no Centro de Eventos, será a vez de Francisco Teixeira e Jerson Kelman serem agraciados.

Jerson Kelman teve forte atuação no Ceará como consultor do Banco Mundial na segunda metade dos anos 80. Nessa época, acompanhou e estimulou fortemente a criação e a institucionalização do arcabouço legal dos Recursos Hídricos no Ceará. Foi um dos formuladores da proposta que resultou na primeira empresa de gestão de recursos hídricos do Ceará: a Cogerh. Partiu dele a sugestão para a natureza jurídica da Cogerh, criada como economia mista.

A experiência acumulada no processo de construção da Política Estadual de Recursos Hídricos o habilitou para, na esfera federal, participar da implantação da Agência Nacional de Águas (ANA), da qual foi o seu primeiro Presidente.

Na ANA, manteve estreita relação com a gestão dos Recursos Hídricos no Ceará, contribuindo para a consolidação e amadurecimento do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

Eudoro Santana teve marcada atuação como deputado estadual por duas legislaturas na criação e fortalecimento da Secretaria dos Recursos Hídricos, da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), na aprovação da Lei Estadual de Recursos Hídricos, e no apoio à criação do Sistema Estadual dos Recursos Hídricos. Também foi defensor entusiasta da criação da Cogerh na tribuna do Parlamento Estadual.

Coordenou o Pacto das Águas (2007/2010) quando esteve à frente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará. Também foi coordenador do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido, documento que norteia a atuação do atual governo no enfrentamento aos efeitos das estiagens que castigam o território cearense.

Como Coordenador do Plano Fortaleza 2040, implantou no planejamento para a Capital cearense uma série de medidas que preconizam o uso racional da água no espaço urbano.

Francisco Teixeira é Engenheiro Civil e Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará. Empregado Público da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) desde 1994. Exerceu diversas funções na esfera de Recursos Hídricos do Estado do Ceará como: Diretor Técnico na Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). Diretor de Planejamento da COGERH. Coordenador dos Programas do Banco Mundial e Secretário Adjunto de Recursos Hídricos ambos na SRH. Foi Superintendente da SOHIDRA e Diretor Presidente da COGERH.

No ministério da Integração Nacional, foi Assessor Especial, Secretário de Infraestrutura Hídrica em fevereiro de 2012, ascendendo ao cargo de Ministro de Estado do Ministério da Integração Nacional, em outubro de 2013.

Atualmente é Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará e coordenador técnico do Grupo de Contingência, colegiado que se reúne semanalmente para estudar e apontar soluções para mitigação dos efeitos da atual quadra de seca.

QUEM FOI FRANCISCO GONÇALVES DE AGUIAR?

Engenheiro do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foi autor da primeira síntese hidrológica do da Região Nordeste do Brasil, denominada “Estudo hidrométrico do Nordeste” (1937). A publicação é considerada um marco na história dos métodos de dimensionamento de açudes no Nordeste Brasileiro.

Fonte: Ascom Cogerh