Convênio do Programa Água Doce é prorrogado por 1 ano

22 de outubro de 2020 - 13:57

A política pública de acesso à água potável desenvolvida pelo Programa Água Doce (PAD) ameniza a escassez e ajuda 252 comunidades cearenses durante pandemia da Covid-19

O convênio firmado entre o Governo do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional para instalação de 252 dessalinizadores de água através do Programa Água Doce (PAD) foi prorrogado por mais ano. O contrato agora é válido até dezembro de 2021.

Atualmente o PAD se encontra na fase de manutenção, que também contou com o aditivo de convênio. As visitas de manutenção voltaram a ser presenciais e estão sendo realizadas através de escala com técnicos da SRH e do Instituto Sisar, contratado para realização de diagnósticos técnicos, sociais e ambientais dos sistemas, além de recuperação e manutenção dos dessalinizadores.

A fase de manutenção iniciou em fevereiro de 2020 com ação nos municípios de Barreira, Chorozinho e Ocara. Segundo a técnica do PAD, Liduína Carvalho, as visitas geram reconhecimento dos percalços apresentados nos sistemas.

PAD no Ceará

Executado desde 2013, o Programa Água Doce já implantou 252 sistemas de dessalinização em 44 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias com água potável. O PAD, uma ação do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Regional, visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis atendendo, prioritariamente, às populações de baixa renda, residentes em localidades rurais do semiárido.