Dia Mundial da Água – 22 de Março de 2018

29 de junho de 2018 - 16:12

A água sempre foi vista pela humanidade como o recurso natural mais importante, por ser indispensável à sobrevivência dos seres vivos no planeta. Apesar de habitarmos em um planeta onde existe mais água que terra, vivenciamos uma crise hídrica generalizada, em termos de disponibilidade e qualidade desse recurso natural. Cerca de 97,5% da água presente na Terra é salgada; 2,49% da água doce está concentrada em geleiras, sobrando por tanto uma alíquota de apenas 0,007% de água própria ao consumo humano, armazenada em reservatórios superficiais.

agua 13

O Brasil, juntamente com o Canadá, é o país mais privilegiado em recursos hídricos, juntos possuem mais de 20% da água doce do planeta. Todavia essa disponibilidade não é o bastante para solucionar seus problemas hídricos, que ameaçam a qualidade de vida e colocam em risco as políticas de crescimento econômico. Dentre os principais entraves hídricos estão: a distribuição irregular dos recursos hídricos, a inexistência de uma política nacional mais integrada e unificada, alto desperdício de água em todos os níveis da sociedade e o alto consumo de água pelas atividades agropecuárias, pois a agricultura irrigada consome cerca de 70% desse recurso.

Canal 02Como se não bastasse a má distribuição dos recursos hídricos, sua qualidade está cada vez mais comprometida, restringindo sua utilização como água potável. Apenas 10% de todo o esgoto gerado pelo país é tratado de maneira adequada e o restante é jogado diretamente aos corpos de água. 47% da população brasileira, segundo o IBGE, não é atendida por rede de esgoto ou fossas sépticas, por esse motivo, o Brasil gasta milhões de reais com saúde pública, problema esse, que poderia ser reduzido com políticas eficazes de saneamento ambiental. Grande parte das doenças tem como vínculo a água, para cada mil crianças menores de cinco anos, cinqüenta morrem em função da falta de abastecimento e da má qualidade da água.

Outro problema generalizado é o desperdício desse precioso recurso natural. Entre 40% e 60% da água tratada, em média, é perdida no percurso entre a captação e os domicílios, em função de tubulações antigas, vazamentos, desvios clandestinos e tecnologias obsoletas.

A disponibilidade desse recurso assume uma função nobre no campo energético, pois 97% da energia produzida pelo Brasil provém das usinas hidrelétricas. Segundo o IBGE, embora o país tenha a maior disponibilidade hídrica do mundo, cerca de 2,5 milhões de famílias continuam vivendo às escuras. Isso se deve a diminuição dos investimentos em energia e baixo desenvolvimento das tecnologias energéticas alternativas, mais sustentáveis, como: eólica, solar, biogás, etanol, biodiesel e outras.

Seca 03Diante desse cenário hídrico catastrófico em que vivemos, a solução está cada vez mais na criação de modelos produtivos mais racionais, no combate a poluição das águas, reutilização da água, reflorestamento, recuperação de matas ciliares, tecnologias sustentáveis de irrigação, tratamento dos efluentes e o passo mais importante, a educação ambiental. Essas saídas só poderão ser alcançadas com ações coletivas, em que todos os atores sociais se comprometam a gerenciar os recursos hídricos de maneira responsável, em um período em que a água se figura como a mais valiosa commodity do século XXI.