Em Brasília, SRH apresenta resultados da fase I do Programa Água Doce
10 de junho de 2022 - 11:01
A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) participou no inicio do mês, na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em Brasília, da primeira reunião em 2022 dos Coordenadores Estaduais do Programa Água Doce (PAD). O encontro contou com a participação de representantes de dez estados e do MDR, que apresentaram os resultados, as experiências bem sucedidas e os arranjos institucionais para gestão da fase 1 do Programa. O coordenador do PAD no Ceará, Roger Bezerra, representou a SRH no evento.
Na oportunidade, o coordenador estadual apresentou como o Projeto foi executado no Estado, seus resultados e as comunidades que se destacaram com boa gestão e auto sustentabilidade. No Ceará são distribuídos 151.600 litros/h de água dessalinizada. O coordenador ainda destacou as 252 oficinas de sustentabilidade ambiental que foram realizadas pelos técnicos do Projeto.
Programa Água Doce – O PAD tem o compromisso de levar água potável as comunidades com dificuldades de acesso à água, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras e salinas de poços comunitários e da aplicação da tecnologia de dessalinização. O Ceará possui 252 dessalinizadores entregues à população, em 44 municípios do semiárido.
PAD 2
Um novo acordo de cooperação para o Programa Água Doce 2 será assinado e deve beneficiar 20 novas comunidades no Estado do Ceará.