Em Itapiúna, SRH realiza monitoramento dos sistemas do Programa Água Doce
11 de outubro de 2022 - 09:18
A ação, realizada com recursos do Governo do Ceará, contemplará as 252 comunidades que possuem o PAD
A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), realizou, na última semana, o monitoramento técnico e sócio-ambiental dos sistemas de dessalização de água do Programa Água Doce, no município de Itapiúna. O trabalho vem sendo feito com todos os 252 sistemas implantados no Ceará. Ao todo, será investido pelo Governo do Ceará R$ 1.738.799,54 para manutenção correctiva dos sistemas do PAD, nos 44 municípios implantados.
O monitoramento foi realizado por técnicos e geólogos da SRH e visa classificar os sistemas e sua produtividade, além de analisar os filtros e a dosagem do cloro. De acordo com as classificações, os sistemas são notificados e ajustados para continuar oferecendo água de qualidade para as comunidades.
Em Itapiúna foram monitorados os sistemas dos assentamentos: Poço da Pedra, Barra dos Bertoldos, Cupira, Nova Olinda, Vila Nova e Serrote Preto. Todos os sistemas apresentaram nível satisfatório de qualidade da água e de execução.
De acordo com a geóloga e técnica da SRH, Liduína Carvalho, os sistemas do município de Itapiúna apresentam boas vazões. “Atualmente, existem sistemas em assentamentos que não possuem nenhum açude próximo para abastecimento hídrico, e o Programa Água Doce chegou como ferramenta para ajudar aquelas famílias com água potável, em qualidade e quantidade. No assentamento Nova Olinda, a vazão de água do sistema é de 10.580 l/h, o que ajuda não só a população da comunidade como também escolas, postos de saúde e comunidades vizinhas.”