Estudantes da Califórnia visitam SRH e planejam artigos sobre a Gestão Hídrica do Ceará

20 de janeiro de 2020 - 10:31

O grupo formado por jovens de diferentes nacionalidades (Brasil, EUA, Japão, Nepal e Itália) irá produzir artigos e trabalhos de pesquisa na universidade americana sobre o funcionamento da gestão hídrica no Ceará

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, recebeu na última quinta-feira (16), um grupo de doze alunos e um professor da Soka University of América, da Califórnia – EUA, para explicar o sistema hídrico cearense e o modelo de gestão aplicado no Estado.

O grupo formado por jovens de diferentes nacionalidades (Brasil, EUA, Japão, Nepal e Itália) irá produzir artigos e trabalhos de pesquisa na universidade americana sobre o funcionamento da gestão hídrica no Ceará. Segundo a estudante Tayná Baptist, uma das duas brasileiras do grupo, a forma de cooperação e gestão do sistema hídrico do Ceará chamou a atenção dos universitários. “Nós estaremos no Brasil por três semanas, e por uma semana inteira optamos ficar no Ceará para conhecer e entender melhor o sistema e como funciona essa gestão de cooperação que funciona tão bem no Estado”, contou.

A explanação do secretário Teixeira iniciou pelos acontecimentos de 1994, onde foi firmado o primeiro acordo com o Banco Mundial, com a elaboração do Plano de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. A criação da Cogerh e da Sohidra também foram pautas da conversa.

Após a introdução e com uma série de indagações por meio dos estudantes, o secretário explicou como funciona a gestão das águas no Ceará, começando pela divisão de tarefas entre órgãos e vinculadas, pelos usos múltiplos das águas e pela diversificação da matriz hídrica, o que faz com que o Estado seja referência quando o assunto é recursos hídricos. “As chuvas não constantes e que não aportam devidamente os nossos reservatórios, nos obrigam a buscar alternativas para abastecimento. O Estado do Ceará tem um grande processo de diversificação da matriz hídrica, com foco no abastecimento humano. Além disso, também contamos com o processo educativo, com tarifa de contingência e outros meios que exigem do consumidor mais zelo pela água”, explicou Teixeira.

O estudante David D., natural dos EUA, questionou a participação popular no processo de gestão e ouviu do secretário uma explanação sobre os doze comitês de bacias e suas funções nas decisões de alocação de água. “Existe um processo entre os comitês que facilita nas nossas decisões, após as demandas, nós temos outras reuniões com Conselhos de Recursos Hídricos para validar cada decisão tomada”.

Recursos Hídricos e suas tecnologias

Ponto alto da apresentação: as tecnologias utilizadas pela Funceme e Cogerh para diversas ações chamou a atenção dos estudantes que conheceram de perto as plataformas e aplicativos que trazem uma série de dados precisos sobre as condições climáticas, aporte, chuvas, previsões entre outros pontos importantes para o trabalho e para a população.

O professor, Ian Read, agradeceu a recepção do secretário Teixeira e garantiu que os estudantes irão fazer pelos trabalhos e artigos sobre o brilhante trabalho executado no Ceará. “Hoje saímos daqui cientes que temos bastante pauta para pesquisar e transformar em grandes trabalhos científicos. O Ceará nos dá exemplo de que podemos com pouco fazer muito”, comemorou o professor.

Os alunos ainda visitaram as cidades de Baturité e Quixadá em busca de experiências e projetos hídricos que mudaram a realidade do sertão cearense.