Experiência do Programa Água Doce no Ceará é apresentada durante Congresso Mundial

30 de junho de 2018 - 15:57

Especialistas de todo o mundo estão reunidos em São Paulo (SP) para discutir as tecnologias de dessalinização e reuso da água em mais uma edição do Congresso Mundial de Dessalinização, realizado a cada dois anos pela Associação Internacional de Dessalinização (IDA). O Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar o evento que ocorre até a quinta-feira (19).

A comitiva do Ceará, chefiada pelo Secretário dos Recursos Hídricos do Estado, Francisco Teixeira, apresentou, na terça-feira (17), a experiência exitosa na implantação e execução do ‘Programa Água Doce’. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com instituições estaduais, municipais e sociedade civil, o Programa utiliza a tecnologia de dessalinização para atender comunidades rurais do semiárido brasileiro com água de qualidade para o consumo humano.

WhatsApp Image 2017 10 18 at 15.00.41

No Ceará, o ‘Água Doce’ foi implementado em 2012, quando o Ministério o Meio Ambiente, por meio da sua Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, celebrou convênio com o Governo do Estado, tendo a Secretaria dos Recursos Hídricos com executora.

Em quase cinco anos de Água Doce no Estado, 206 comunidades de 44 municípios já foram beneficiadas com sistemas de dessalinização. E outros 42 equipamentos estão em processo de implementação. Para tanto, terão sido investidos R$44.249.978,55 de recursos dos governo Federal e Estadual.