Gestão do Projeto São Francisco é debatida no Ceará

30 de junho de 2018 - 13:53

Com as águas do Rio São Francisco cada vez mais próximas do Ceará, começam os debates sobre gestão e sustentabilidade do Projeto de Integração. Representantes dos ministérios da Integração Nacional e do Planejamento, e da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) estiveram em Fortaleza, na segunda-feira (04/07), no auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), para debater o assunto. Foi o primeiro de uma série de encontros nos estados beneficiados pela transposição. Desse debate deverá resultar a proposta final para o modelo de gestão do projeto.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, elogiou a disposição da delegação do governo federal em debater com os estados. “Fizemos essa provocação, e Brasília não só entendeu o momento, como nos atendeu de pronto”, disse, na abertura do encontro. Para o Teixeira, dentre as principais questões que preocupam o estados estão garantias, componentes da tarifa, o momento de se iniciar o pagamento, e a forma de condomínio (apenas um para os dois eixos de integração, ou um condomínio para cada eixo da transposição).

DEBATE INTERNO – Representantes tanto da comitiva federal quanto dos órgãos estaduais presentes ao debate (SRH, Seplag, Seinfra, Sefaz, PGE, Cogerh e Cagece) têm claro que, para além da discussão dos estados com o governo federal, haverá ainda uma longa jornada de debates nos estados. “Aqui no Ceará, por exemplo, temos a Cogerh como responsável pela água bruta, a Cagece responsável pelo saneamento na maioria das cidades, e os Serviços Municipais (SAAEs). Esses atores terão que sentar pra conversar”, lembra Wilson Rodrigues, da Coordenação-Geral de Gestão de Contratos e Convênios do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional.