Gestão hídrica efetiva contribui com investimentos no Ceará

15 de outubro de 2020 - 10:24

A gestão hídrica do Estado do Ceará, administrada pela Secretaria dos Recursos Hídricos e suas vinculadas, além de parceiros como Cagece e Defesa Civil, tem avançado na oferta de água devido a uma política segura com projeção para os próximos 30 anos, contribuindo com o Plano Ceará 2050. Sem passar por colapso hídrico, mesmo com diversos anos de seca, as ações e decisões tomadas se mostram efetivas e firmes. ”A água entra como um fator preponderante para atrair investimentos para o Estado, seja no turismo, indústria, agricultura irrigada, agropecuária de forma geral ou dentro da cadeia da própria água”, garante o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira.

Ao todo são 247 açudes construídos no território cearense, 130 adutoras espalhadas pelo Estado, 10 eixos de integração edificados, além de grandes obras como o Canal do Trabalhador e o Cinturão das Águas, obra responsável por levar as águas da Transposição do Rio São Francisco para Fortaleza e Região Metropolitana, através do açude Castanhão. Segundo o secretário Teixeira, hoje se trabalha na diversificação da matriz hídrica. “Percebemos que precisamos diversificar a fonte hídrica. Chegamos a usar 12 açudes para complementar abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza ,durante a estiagem mais recente.”

A evolução observada na rede hídrica cearense passa por essa diversificação de matriz, que resultou na ampliação da oferta hídrica para a população, distanciando o Estado do Ceará do colapso hídrico. “Hoje nós somos um Estado experiente na convivência com a seca, avançamos na infraestrutura de açudes, poços, adutoras e eixos de integração. E agora, para diversificar mais uma vez as nossas matrizes, contamos com um projeto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, que busca o aumento na oferta de água por meio da planta de dessalinização do mar, que pode trazer no futuro indústrias para o Ceará que produzam membranas ou equipamentos para dessalinização”, comenta Teixeira.

Com a gestão hídrica segura, o Estado do Ceará sai na frente na busca por investidores principalmente em negócios de ciclo curto, como a produção de frutas. Outro ponto favorável para parcerias econômicas é a organização nas políticas de gestão hídrica do Ceará, formada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas e pelo Grupo de Contingência. Cada Comitê reúne representantes municipais, estaduais e federais, sempre acompanhando o Plano de Recursos Hídricos já pré–estabelecido. Já o Grupo de Contingência, formado por técnicos e gestores do sistema hídricos cearense, é responsável pelas discursões semanais detalhadas da situação hídrica de cada município, facilitando na resolução de possíveis problemas com falta de água.

Futuro hídrico

Para ampliar a segurança hídrica do Estado, a Secretaria dos Recursos Hídricos – SRH com as vinculadas Cogerh, Sohidra e Funceme e com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, propuseram uma nova estratégia para o abastecimento de água dos núcleos urbanos do Ceará, que, indiretamente, influenciará a dinâmica de oferta hídrica para os demais usos. O denominado Programa Malha D’água, foi idealizado a partir da experiência da implantação e operação do atual sistema de infraestrutura hídrica, observando, principalmente, as suas fragilidades.

A proposta do Malha D’água é adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos do Estado, com captação realizada, diretamente, nos mananciais com maior garantia hídrica e implantação das ETAs junto a estes reservatórios para posterior adução aos núcleos urbanos integrados ao sistema. A nova concepção dos sistemas adutores congrega um conjunto de características específicas, que resultarão em uma matriz hídrica diferenciada para o Estado, tanto pela malha de adutoras de água tratada proposta, quanto pela categorização

Para o secretário Teixeira o Projeto vai ampliar a segurança hídrica do Estado, garantindo condições de fornecimento de água para o abastecimento dos núcleos urbanos e complementarmente de comunidades rurais, além de viabilizar o cruzamento da malha de adutoras planejadas com as rotas de carros pipa, buscando reduzir a atividade dos veículos e disponibilizando água em pontos de abastecimento para atender as maiores concentrações populacionais, principalmente as rurais. “Malha D’água será maior projeto de abastecimento humano do Ceará”.