Gestores do setor hídrico visitam liberação de água do CAC ao Castanhão
14 de fevereiro de 2022 - 11:06
Capitaneados pelo Secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, dirigentes dos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Recursos Hídricos visitaram, nos últimos dias 10 e 11 de fevereiro, os primeiros 75km do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), na região do Cariri. O objetivo da visita foi inspecionar a liberação de água do KM 53 da obra para o Açude Castanhão, que acontece desde a última quarta-feira (9), com o acionamento da comporta do CAC.
Participaram também da visita o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias e o superintendente da Sohidra, Yuri Castro, além de diretores, técnicos e engenheiros dos órgãos.
Com o acionamento da comporta, as águas estão percorrendo um total de 300km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. A previsão é que o desague no Castanhão aconteça no início de março, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses. A transferência de água representará um aumento na garantia hídrica humana da Região Metropolitana de Fortaleza, além da melhora na oferta de água para a atividade produtiva rural do Vale do Jaguaribe.
Para o secretário Francisco Teixeira, a água que chega Castanhão será liberada, através do Eixão das Águas, para a região metropolitana de Fortaleza, e vai garantir a segurança hídrica de vários municípios.
O Cinturão das Águas é uma das estratégias de abastecimento de forma integrada com o Rio São Francisco. O projeto envolve parte do Estado do Ceará por meio de um conjunto de canais, túneis e sifões. A obra possui 145,32 km de extensão, sendo 75km já concluídos e com água.
O trecho pronto é composto pelos lotes 01,02 e 05, inicia na bacia hidrográfica da barragem Jati e se estende por 53km onde desagua no Riacho Seco. Continuando a obra, outros 22km de canal já estão prontos seguindo até o município de Barbalha.
Segundo o superintendente da Sohidra, Yuri Castro, com a conclusão do canal até o KM 80, que deve acontecer ainda este ano a região no Cariri começará a ser atendida pelas águas do CAC. “Ainda em 2022 será concluído o canal que chega ao KM 80 e desagua abastecendo a população do Cariri. Hoje as águas do São Francisco já chegam ao açude Castanhão beneficiando a população da Região Metropolitana de Fortaleza”.