Governo do Estado produzirá 45 mil cartilhas de educação ambiental

13 de fevereiro de 2019 - 14:07

A cartilha “A gotinha nossa de cada água”, produzida pela SRH, será objeto de estudo de alunos do 4º ano do ensino fundamental

O governador Camilo Santana autorizou, na última segunda-feira (11), a confecção de 45 mil cartilhas “A gotinha nossa de cada água” produzida pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) para uso em escolas municipais de educação fundamental. A cartilha servirá como apoio para alunos do 4º ano dos 31 municípios da Região Metropolitana.

O anúncio foi feito durante reunião com representantes dos 12 comitês de bacias hidrográficas do Estado, que aconteceu no Palácio da Abolição.

O livreto trata de temas relacionados ao meio ambiente e a água, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Márcia Caldas, a cartilha servirá como paradidático, mas também terá uso em outras disciplinas. “Na história da Gotinha nós grifamos vários termos importantes que vão ajudar o professor na didática da aula. Termos como evaporação, nascente, agrotóxicos entre outros deverão ser explicados em sala, facilitando o entendimento da criança”.

A cartilha, que faz parte do Projeto “SRH nas Escolas”, deverá ser trabalhada pelos alunos nas semanas comemorativas do ano, como Semana da Água, Semana da Árvore ou Semana do Meio Ambiente.

O município de Pentecoste já recebeu 500 cartilhas que serão utilizadas pelos alunos no mês de março, durante a Semana da Água. A metodologia foi definida após reunião de representantes de 16 escolas municipais e secretários da Educação e Meio Ambiente do município com técnicos da SRH e Cogerh. Outros municípios também receberão o projeto educativo: Apuiarés, Maranguape, Itaitinga e General Sampaio.