Governador Cid Gomes faz reunião de avaliação dos projetos hídricos

10 de agosto de 2012 - 10:38

Com o objetivo de checar a avaliar o andamento das obras hídricas do Estado, o Governador Cid Gomes se reuniu nesta quinta-feira (09) com o secretário dos Recursos Hídricos, Daniel Sanford, e representantes das duas vinculadas a SRH – Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh) e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).

Durante a reunião, foi apresentado o andamento das obras do Trecho V do Eixão das águas, que interliga o Açude Gavião ao Complexo Industrial do Porto do Pecém e terá 55 km de extensão. A meta é terminar até abril do ano que vem.  Ainda na reunião os técnicos apresentaram os últimos dados do Projeto de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Progerirh), também da SRH, que conta com financiamento do Banco Mundial e que compreende a construção e supervisão de 12 barragens e adutoras em Itapipoca, Ipueiras, Antonia do Norte, Ipaumirim, Madalena, Amontada, Alto Santo. O projeto encontra-se em fase final.

Eixão das Águas

O Eixão constitui-se de um complexo de estação de bombeamento, canais, sifões, adutoras e túneis, que realizam a transposição das águas do Açude Castanhão para reforçar o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, assim como do Complexo Portuário e Industrial do Pecém, fazendo a integração das bacias hidrográficas do Jaguaribe e Região Metropolitana. Sua construção possibilita o surgimento de um pólo de desenvolvimento hidroagrícola nas áreas de tabuleiro da Bacia do Rio Jaguaribe, promovendo o atendimento a projetos de irrigação no decorrer de seu traçado, como o Projeto Tabuleiros de Russas. São beneficiados mais de 10.000 ha de terrenos férteis e favoráveis à agricultura irrigada nas chamadas “manchas de solo de chapada”. A obra também garante o abastecimento humano de água da capital cearense por, pelo menos, 30 anos, bem como de todas as comunidades ao longo de seu trajeto.

O PROGERIRH

O Progerirh,um projeto que trabalha em parceria com o Banco Mundial, tem o intuito de ampliar a infraestrutura hídrica e fornecer um aparato técnico, operacional e institucional no gerenciamento dos recursos hídricos capaz de dar suporte não só ao abastecimento humano, mas também ao desenvolvimento econômico do Estado, lidando com o problema da escassez de água, através de medidas estruturais e de ações que visem fortalecer o sistema de gestão, buscando criar uma nova cultura e consolidar um novo modelo para tratar os recursos hídricos de forma integrada, tecnicamente planejada, democrática e participativa

09.08.2012