Governador negocia nova fase do SWAP

20 de outubro de 2011 - 10:27

 

Cid Gomes se reúne com diretor do Banco Mundial para o Brasil

Durante a reunião com Makhar Diop, foi discutido o o financiamento de novos projetos de infraestrutura para o Ceará.   Ampliar financiamento de projetos para o Ceará. Esse foi o principal tema da reunião entre o governador Cid Gomes e o diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Makhtar Diop, realizada nesta quarta-feira (19), em Brasília. Durante o encontro,foram acertados detalhes para as operações de crédito  na modalidade SWAp e outra para obras de recursos hídricos. O empréstimo SWAp II termina em abril do próximo ano, portanto, após esse período um novo deverá ser contratado para projetos estruturantes, referente ao SWAp III. 

O empréstimo modalidade SWAp (Sector Wide Approach) do Estado do Ceará com o Banco Mundial tem como base o SWAp I, empréstimo no valor de US$ 150 milhões, iniciado em 18/10/05, que deu suporte à agenda de desenvolvimento social do Estado e que foi concluído em 31/12/2007. O contrato do SWAp II, no valor de US$ 240 milhões, foi assinado em 19/03/2009 tendo como prazo final 30/06/2012. O principal objetivo do projeto SWAp II é contribuir para ampliar e consolidar os avanços sociais, dando apoio a competitividade e crescimento econômico do Ceará, assim como a modernização institucional do Estado.


O Projeto SWAP é uma operação de crédito inovadora desenvolvida junto ao Banco Mundial. Sua característica principal é o apoio ao fortalecimento da gestão do governo direcionada ao objetivo da promoção da inclusão social no estado. Os recursos financeiros são aportados diretamente ao tesouro estadual e viabilização a continuidade de programas nas áreas de saúde, educação abastecimento de água, esgoto, recursos hídricos e meio ambiente.

Ministério dos Transportes

Ainda em Brasília, o governador Cid Gomes manteve audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Passos. Durante a reunião, o Governador tratou da necessidade de incrementar o ritmo da Ferrovia Transnordestina e da recuperação imediata das condições das BRs que cortam o Ceará. De imediato, o Ministro designou o diretor geral do Dnit, Jorge Ernesto Pinto, para vir ao Ceará já na próxima semana para formatar, em conjunto com o Estado, um plano de trabalho para a melhoria dessa rodovias. Essa foi a primeira audiência entre o governador Cid Gomes e o ministro Paulo Passos.

19.10.2011

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado / Casa Civil

comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898