Governo do Estado e Governo Federal inauguram sistema de dessalinização em Aracoiaba
17 de julho de 2025 - 15:59
A população do distrito de Jaguarão, em Aracoiaba (CE), recebeu nesta quinta-feira (17), um importante reforço no acesso à água potável com a inauguração do novo Sistema de Dessalinização do Programa Água Doce (PAD). A cerimônia contou com a presença de autoridades do Governo do Ceará e do Governo Federal, como o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o secretário estadual dos Recursos Hídricos, Fernando Santana. A agenda faz parte do Caminho das Águas do governo federal.
O sistema, que integra uma política pública de acesso à água de qualidade no semiárido, é resultado de parceria entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) e a Prefeitura Municipal de Aracoiaba.
A iniciativa reforça o compromisso com a segurança hídrica, a saúde e a dignidade de milhares de cearenses que vivem em áreas com escassez hídrica e presença de águas salobras no subsolo.
O secretário Fernando Santana reforçou a importância do sistema para as comunidades rurais. “O Água Doce não representa só água, representa saúde e dignidade. É uma água tratada, de qualidade, que vai para a casa das pessoas da zona rural cearense, garantindo segurança hídrica.”
O novo equipamento faz parte de um amplo conjunto de ações do PAD no Ceará. Já são 272 sistemas de dessalinização implantados em 47 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias. Outros 20 estão previstos para inauguração ainda este ano.
O ministro do MIDR, Waldez Góes, se emocionou ao falar das ações do Caminho das Águas do Nordeste. “Todas as nossas agendas do Caminho das Águas são repletas de esperança. Esperança de dias melhores e dias com dignidade para todos. Ter água em casa para uso pessoal e para beber é sinônimo de dignidade e qualidade de vida é o governo federal em parceria com os estados tem trabalhado para que ações como o água doce estejam cada vez mais presentes nos municípios”.
Sobre o Programa Água Doce
Coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o PAD estabelece uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para consumo humano no semiárido brasileiro. A estratégia é baseada no aproveitamento sustentável das águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão dos sistemas de dessalinização, adequados às características da região, onde é comum a presença de sais na água do subsolo.