Institucional

15 de outubro de 2008 - 12:09

Para garantir a oferta de água para todos os cearenses, promover o abastecimento humano e o desenvolvimento agrícola e industrial, o Governo do Ceará vem estruturando, desde 1987, um sistema de integração dos recursos hídricos do Estado.

A idéia é colocar as águas em movimento por todo o Ceará, transferindo-as de um manancial com comprovada capacidade de acumulação para outro com pouca reserva de água, diminuindo a irregularidade espacial na oferta hídrica natural.

Para isso, foi construída e entregue à população uma série de obras como: açudes, canais, estações elevatórias, adutoras, estações de tratamento e poços profundos. Merecem destaque: o Açude Castanhão, construído em parceria como o Governo Federal e o Canal da Integração, em construção pelo Estado com o financiamento do BIRD – Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento.

Entendendo que não basta somente investir em infra-estrutura hídrica, mas, sobretudo, promover o gerenciamento eficiente dos recursos hídricos do Estado, foi desenvolvida uma política para o setor focada na gestão participativa e na promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma sustentável, potencializando a expansão da oferta hídrica com qualidade e o uso eficiente dos recursos hídricos através dos instrumentos de gestão.

Considerando as nossas singularidades regionais e locais, foi estruturado no Estado, o Sistemas Estadual dos Recursos Hídricos, tendo a SRH – Secretaria dos Recursos Hídricos, como órgão responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas deste setor, auxiliada pela COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e a SOHIDRA – Superintendência de Obras Hidráulicas, como instituições responsáveis pelas ações operacionais.

As políticas públicas estão sendo viabilizadas pelos programas e projetos financiados por parceiros nacionais e internacionais.