Lançado plano de recomposição das matas ciliares

16 de fevereiro de 2011 - 08:06

O Orientador Claudio Costa Gomes, da CEFIS-Celula de Fiscalização da CGERH-Coordenadoria de Gestão de Recursos Hídricos, lançou, ontem, dia 15, na margem do Açude Rosário, construído pelo Estado no município de Lavras da Mangabeira, o Projeto de Recomposição da Mata Ciliar destinado a mobilizar as comundidades rurais para replantio de plantas nativas da Caatinga nas margens das barragens. No último dia 11, a SRH plantou as primeiras das 20 mil mudas às margens do Açude Ubaldinho, no Cedro, na qual estiveram presentes o prefeito João Viana de Araújo, Secretária da Educação Perpétua Braga de Oliveira, representantes da sociedade organizada local e dos órgãos conveniados para o Plano, estudantes e usuários das águas do reservatório.

Na execução do Projeto, a SRH conta com pelo menos 30 mil mudas florestais da Caatinga doadas pela SEMACE-Superintendência Estadual do Meio Ambiente. Colaboram, também, como parceiros do Plano Recomposição da Mata Ciliar a Cogerh-Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (vinculada da SRH), Prefeitura Municipal, Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA), Comissão Gestora de Açudes e, no caso do Açude Ubaldinho, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Salgado, já que aquele reservatório se acha inserido na área hidrográfica do citado CBH.

Ressalta Claudio Costa Gomes, que a aplicação, pela SRH, do citado Projeto tem em vista o fato de que o entorno ou Área de Preservação Permanente que cerca a bacia hidrográfica dos açudes – “ter sido fortemente desmatado pelos agropecuaristas localizados nas proximidades de cada uma dessas barragens, para formação de pastagens, causando um grande dano ambiental ao reservatório, sendo necessária a implementação de um plano de ação para recuperaçãio da mata c iliar das pequenas e médias repressas do Estado”. Salientou que, o desmatamento ciliar tem trazido sérias repercussões diretas sobre o asssoreamento dos açudes, motivando uma redução na capacidade de acumulação de água de cada reservatório. Daí, porque, o Projeto da SRH está sendo estendido a todos os açudes do Estado.

Jornalista Francisco Wilson Pinto

Gabinete do Secretário