Melhoraram prognósticos das chuvas no Ceará, este ano.

20 de fevereiro de 2013 - 16:29

Melhoraram os prognósticos para a quadra invernosa deste ano, no Ceará. Agora são de 20% as probabilidades de um inverno com muita chuva, 35% de chances de uma quadra invernosa normal e 45% de chuvas abaixo da média histórica. É que se observa, neste instante, uma mudança na posição da Zona de Convergência Intertropical, trazendo melhores perspectivas de vir o Estado a ter melhores precipitações pluviométricas a partir deste mês. Isto foi o que explicou o meteorologista Namir Melo, da Funceme-Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, aos membros do CONERH-Conselho de Recursos Hídricos, ontem, dia19, durante a 62ª Reunião Ordinária do Conselho. Ressaltou, entretanto, que as previsões sobre a quadra invernosa só virão a se confirmar em meados do mês de março, que se aproxima.

A reunião do CONERH, presidida pelo Secretário Executivo Ramon Flávio Gomes Rodrigues – devido a ausência do titular nato do colegiado, Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro -, contou com a presença dos conselheiros e técnicos dos órgãos credenciados. Outro tema apresentado no encontro foi o desempenho do Programa Água Doce, coordenado pela SRH no Ceará.

PRECIPITAÇÕES

Na exposição feita pelo representante da Funceme, relativa aos prognósticos de chuvas, este ano, no Estado, foi projetada mostra gráfica das tomadas de posições com referência aos períodos mais recentes da Zona de Convergência Intertropical, sendo possível visualizar a mudança de posição em relação a Linha do Equador, que divide o Planeta Terra. Anteriormente o gráfico mostrava a Zona Convergência, acima do Equador, com o oceano Atlântico, recebendo as precipitações. Agora o rebaixamento das nuvens para abaixo do Equador, dado observado no gráfico, mostra que as chuvas estão caindo mais no Nordeste Semiárido, onde se acha incluído o Ceará.

Permanecendo este quadro, as chances de uma quadra invernosa dentro da média histórica ou acima, melhoram. “Não podemos fazer previsões definitivas, mas podemos dizer que a situação é melhor hoje do que a que estava se delineando anteriormente”, disse Namir Melo, garantindo ser possível ter-se a certeza de que, mesmo que se as chuvas forem abaixo da média não serão escassas demais, como ocorreu em 2012.

ÁGUA DOCE

Os conselheiros ouviram ainda as informações sobre o desempenho dos projetos do PAD-Programa Água Doce, do Governo Federal (Ministério do Meio Ambiente), em relação ao atendimento às populações difusas no interior do Ceará. A supervisora do Núcleo de Água Subterrânea, da SRH, Liduína Carvalho, que também integra a equipe do PAD, explicou aos conselheiros que este ano serão atendidas 222 comunidades rurais, escolhidas segundo os critérios de necessidade e capacidade da comunidade em relação a participação na gestão do projeto. Disse que estão sendo selecionadas 666 comunidades, num primeiro momento, todas com mais de 20 famílias e sem fontes de abastecimento de água potável, embora já beneficiadas com equipamentos de tratamento de água extraída do subsolo, como por exemplo dessalinizadores. Na fase de diagnóstico estão sendo estudadas as causas que levaram a paralisação dos dessalinizadores o que será necessário para sua reativação.

Ao que revelou, as ações se darão no que tange a manutenção do sistema, recuperação de dessalinizadores e mobilização das comunidades para uso social dos benefícios instalados. Quanto mais capaz de proceder a gestão dos equipamentos, maior a chance de uma comunidade ser beneficiada. Os projetos envolvem sempre um foco de não agressão ao meio ambiente e, no caso dos dessalinizadores, haverá projetos de criatório em piscicultura, como o cará Tilápia, e o plantio de erva sal, destinada a alimentação da pecuária, pois os dois absorvem bem os sais da água descartada pelos dessalinizadores, diminuindo significativamente os impactos ambientais. A adaptabilidade do solo para os tanques de criação do peixe Tilápia e para o cultivo da erva também serão levados em conta na seleção da comunidade a ser beneficiada. O programa envolverá 30 municípios este ano,o que corresponde a algo em torno de 30 a 40% do total beneficiado.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 20/02/2013