Muro da Cogerh ganha painéis de arte urbana com mensagens sobre uso responsável da água

20 de março de 2019 - 14:56

O muro principal da Companhia de Gestão dos Hídricos (Cogerh), situado na movimentada Av. Ministro José Américo, ganhou imagens de resistência e incentivo à preservação dos recursos hídricos. A intervenção artística, realizada na forma de grafite mudou a percepção de quem passa pelo local, chamando atenção para o trabalho com mensagens sobre o uso da água. Intitulado “Águas do Nordeste”, o projeto iniciou na última quinta-feira (14) e terminou ontem (19), dia de São José. Treze artistas urbanos de Fortaleza, da Central Única das Favelas (Cufa) e de outros coletivos, participaram da ação.

A iniciativa de colorir o muro partiu da Cogerh em um processo conduzido pela diretoria administrativa e pela assessoria de comunicação do órgão. João Lúcio Farias, presidente da Companhia, fez uma reflexão sobre a iniciativa artística . “Tínhamos um mural nesse espaço que estava muito desgastado pela ação do tempo. Agora, com a parceria da Cufa e dos demais coletivos de artistas, vamos dar mais cores aos muros, ao tempo em que também levaremos importantes mensagens sobre a importância do uso inteligente, parcimonioso da água”, avaliou.

O curador do projeto, Wesley Rocha, artista cearense radicado em São Paulo, trouxe o conceito das galerias de arte para o mural da Cogerh. A escolha pelo estilo “fine art”, que evidencia o requinte artístico das pinturas foi propositalmente pensado por Rocha. Ele destacou também a preocupação em integrar artistas iniciantes e experientes na condução do processo. ” Além da Cufa, convidamos outros coletivos entre eles, o Artigo 5º, Nk Crew, Cufa Crew e outros. A intenção era também fortalecer a aliança entre o poder público e periferias, abrindo espaço para mais oportunidades pra esse público”. ressaltou Wesley.

O resultado do trabalho, cuja nova configuração mudou o aspecto do local, chama atenção de quem transita pela avenida e superou as expectativas do próprio Wesley Rocha. “O trabalho ficou de altíssima qualidade, os tons, as imagens, as mensagens. Conseguimos atingir o objetivo”, concluiu.

 

Fonte: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)