Operação do açude Riacho do Sangue é definida para o segundo semestre

30 de agosto de 2021 - 09:03

O açude Riacho do Sangue, localizado no município de Solonópole, teve a operação definida para o segundo semestre de 2021. A vazão de liberação acordada para o período foi de 278 l/s. A discussão acerca da operação ocorreu durante a 28ª Reunião Extraordinária do CSBH Médio Jaguaribe. Na última semana, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, promoveu uma reunião informativa sobre os detalhes da operação para setores da sociedade dos municípios de Jaguaretama e Solonópole, região cujo açude Riacho do Sangue abastece.

O encontro, ocorrido de forma virtual, reuniu representantes dos poderes públicos municipais, sociedade civil, usuários de água e integrantes da Comissão Gestora do reservatório, atualmente inativa. O objetivo foi o nivelamento da deliberação ocorrida durante a 28ª Reunião Extraordinária do CSBH Médio Jaguaribe.

Na oportunidade, o analista em Gestão dos Recursos Hídricos da Cogerh/Limoeiro do Norte, Humberto Azevedo, apresentou os dados técnicos do reservatório. O volume acumulado é de aproximadamente 75% da capacidade total. O açude registrou um ganho 46,43% de volume em relação a janeiro de 2021, quando sua acumulação era menor.

Em relação ao monitoramento qualitativo do reservatório, a técnica da Cogerh, Thais Gomes apresentou os principais parâmetros físico/químico do açude Riacho do Sangue. A qualidade da água encontra-se de acordo com o padrão estabelecido pela Resolução Nº 357/2005 da Conama.

A reunião foi conduzida pelo Coordenador do Núcleo de Gestão Leandro Nogueira. A Cogerh/Limoeiro do Norte ainda esteve representada pelo Coordenador do Núcleo Técnico Almeida Chaves, pelo Analista em Gestão dos Recursos Hídricos Cleilson Almeida, pela Assistente Administrativa do núcleo de gestão Ley Guimarães e pela Estagiária de Comunicação Caroline Rocha. Da Cogerh/GERHI esteve presente a Mires Bouty.

 

*informações Ascom Cogerh