Operação dos açudes Orós, Banabuiú e Castanhão para 2021.1 é divulgado

29 de março de 2021 - 09:41

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh realizou a I Reunião da Comissão de Acompanhamento da Operação Emergencial 2021.1 dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú. Representantes dos Comitês de Bacia do Jaguaribe, Banabuiú, Salgado e Região Metropolitana acompanharam a prestação de contas da operação dos três maiores açudes do Estado: Castanhão, Orós e Banabuiú. No encontro virtual, o grupo também discutiu a manutenção da operação emergencial dos reservatórios.

A transferência de águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco – Pisf para o açude Castanhão foi apresentada por Rodrigo Vasconcelos, da Gerência de Desenvolvimento Operacional da Cogerh. As águas do Rio São Francisco chegaram ao açude Castanhão no último dia 10, após serem liberadas através do Cinturão das Águas do Ceará no dia 1º de março, e devem beneficiar cerca de 4,5 milhões cearenses.

O monitoramento do percurso, realizado pela Cogerh, pode ser conferido aqui. Segundo Rodrigo, os dados coletados vão subsidiar estudos hidrológicos capazes de aprimorar o monitoramento, gerando estimativas de vazão mais confiáveis. Até o momento, foram liberados aproximadamente 19,3 milhões de m³.

Hoje, os 3 maiores açudes do estado encontram-se com os seguintes volumes acumulados: Orós – 21,20%; Castanhão – 11,10%; Banabuiú – 8,63%. De acordo com os dados apresentados pela equipe técnica da Cogerh, a vazão média operada nos reservatórios durante a operação emergencial 2021.1 encontra-se dentro dos parâmetros aprovados no dia 18 de fevereiro, durante a Reunião de Avaliação da XXVII Alocação das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú e Operação Emergencial do Primeiro Semestre de 2021.

Segundo o gerente regional da Cogerh de Iguatu, Anatarino Torres, o Açude Orós teve uma variação positiva de 10,63 hm³ entre o volume simulado e o realizado. O gerente reportou que foram realizadas campanhas de medição de vazão nos hidrossistemas, bem como o acompanhamento do sistema Orós/Feiticeiro. Luis César Pimentel, coordenador na Gerência Regional de Quixeramobim, relatou que o Açude Banabuiú apresentou uma variação positiva de 2,29 hm³ entre o volume simulado e o realizado.

O Açude Castanhão, maior do Estado, permaneceu tendo a maior variação volumétrica entre os três açudes: 85,39 hm³ acima do cenário simulado. O gerente regional de Limoeiro do Norte, Hermilson Barros, relatou que também foram realizadas ações de medição e monitoramento das águas do Pisf e no leito perenizado, utilizando-se de ferramentas como satélites e drones. Campanhas de fiscalização na região também foram promovidas em parceria com os órgãos competentes.

Informações: Ascom Cogerh