Ações hídricas no Ceará são destaque em evento sobre resiliência e sustentabilidade

18 de novembro de 2019 - 13:54

Fortaleza sedia até a próxima quarta-feira (20), o simpósio internacional intitulado “Resiliência e sustentabilidade de áreas rurais semiáridas: fatores que influenciam os recursos hídricos e as partes interessadas – pontos de vista do Brasil e Magrebe/África, realizado pelos Membros da Rede Franco-Brasileira pelo Desenvolvimento Sustentável no Semiárido do Nordeste (ReFBN) e pela undação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme. No primeiro dia do evento a SRH participou da sessão 1, com destaque para o planejamento das ações hídricas do Ceará.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, apresentou para os presentes o Plano de Ações Estratégicas de Recursos Hídricos do Ceará, que foi organizado em seis eixos estruturantes da política estadual dos recursos hídricos: planejamento de recursos hídricos; água, tempo e clima; infraestrutura hídrica; gerenciamento das águas; governança das águas; e políticas setoriais. Teixeira ainda frisou a importância do Plano na orientação das ações, com foco, principalmente, na ampliação da segurança hídrica.

A participação da SRH aconteceu dentro da sessão 1 do evento, que teve como tema “Evolução dos Recursos Hídricos/Sociedade:Visão cruzada entre regiões semiáridas”. O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, também participou do evento, explanando sobre cooperação internacional no contexto da aliança tripartite: África-Brasil-França.

Participam do evento vários palestrantes internacionais, representando França, Marrocos e Tunísia.

Simpósio

Este é o primeiro de quatro encontros cujo objetivo principal é cruzar pontos de vista e experiências entre diferentes regiões do mundo com discussões que envolverão cientistas, formuladores de políticas públicas e agências de financiamento.
Neste simpósio, pesquisadores do Brasil se reúnem com profissionais da África e representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), de Roma, e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Organizações Não-Governamentais do Nordeste também estão presentes.