Poço profundo transforma realidade da Comunidade do Miranda, em Parambu

24 de junho de 2019 - 15:02

Serão 140 famílias beneficiadas através da Superintendência de Obras Hidráulicas – Sohidra

A Comunidade do Miranda, no município de Parambu – Sertão dos Inhamus, comemora a chegada de um poço profundo revestido, perfurado pelo Governo do Ceará através da Superintendência de Obras Hidráulicas- Sohidra, com vazão de mais de 8 mil litros d’água por hora. Ao todo, 140 famílias serão beneficiadas com um bem que a muito tempo era escasso na comunidade: a água.

Com a obra, as famílias deixam de depender da água de carro-pipa, que era a única saída da comunidade para abastecimento, e passam a ter segurança hídrica através das águas subterrâneas. O poço profundo terá sua instalação realizada pela secretaria municipal de Infraestrutura de Parambu.

O Sistema Hídrico do Ceará, através da Sohidra, perfurou, nos últimos 5 anos, 96 poços profundos no município de Parambu, garantindo abastecimento de milhares de famílias.

Poços

Nos últimos 5 anos a SOHIDRA perfurou 8.894 poços profundos, tendo como prioridade o suprimento de água a importantes centros urbanos e a zona rural, identificados através dos estudos realizados pelo Grupo de Contingência da Seca. Esse número expressivo representa mais da metade de todos os poços já perfurados na história da Sohidra.

Somente no último ano (de 2018 a 2019), foram perfurados 2.849 poços no Estado do Ceará.
Estas ações de perfuração de poços seguem o que foi definido pelo Plano de Convivência com a Seca, apresentado pelo governador Camilo Santana à Assembleia Legislativa em fevereiro de 2015