Presidente Dilma inaugura amanhã Trecho V do Eixão das Águas

18 de março de 2014 - 14:30

Logo após o seu desembarque, às 10 horas de amanhã, dia 19, em Fortaleza, a Presidente Dilma Rousseff estará inaugurando o Trecho V do Eixão das Águas, também denominado de Sistema Adutor Gavião/Pecém, que consiste na interligação do sistema reservatório da Região Metropolitana de Fortaleza com o CIPP-Complexo Industrial e Portuário do Pecém, para onde estão projetados os grandes investimentos industriais do Ceará.

Com este trecho estão concluídos, pela SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, os 255 km de extensão de todo o canal, que já transfere por gravidade (um só bombeamento inicial) as águas da barragem Castanhão, construída no Vale do Jaguaribe, para a RMF e CIPP. Interliga, portanto, as bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe com a bacias hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza.

A solenidade de inauguração se dará no parque de exposições da SDA-Secretaria do Desenvolvimento Agrário, na capital cearense, quando também fará entrega do kit agrícola a 141 prefeituras municipais cearenses. De lá, a Presidente Dilma Rousseff seguirá para Sobral na companhia do Governador Cid Gomes e de outras autoridades federais, que também estão sendo aguardadas na comitiva presidencial e técnicos ministeriais que já estão chegando a esta capital.

ÀS 16 horas de hoje, no Palácio da Abolição, técnicos dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Econômico e Social estarão reunidos com o Secretário Executivo da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, que representará o Secretário cesar Augusto Pinheiro, e da SDA quando serão repassados os temas objeto da visita presidencial ao Ceará no dia de amanhã.

TRECHO V

O Trecho 5 é um investimento total de cerca de 247 milhões e 51 mil, feito pelo governo federal através do PAC-Programa de Aceleração do Crescimento. Este último trecho do Eixão das Águas, com 56,7 km de extensão, tem uma vazão final do sistema adutor de 9 metros cúbicos por segundo, dos quais 5 m3/s chegarão à Estação de Tratamento de Água-ETA-Oeste, abastecendo Caucaia e parte oeste de Fortaleza e 0,80 m3/s servirão às demandas das Praias Oestes e Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba e Cumbuco, ficando 3,5 m3/s ára o CIPP. Referido sistema parte de uma captação flutuante na margem esquerda do açude Gavião e se desloca pelas municípios de Pacatuba, Maracanaú, Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante até chegar ao Pecém.

O objetivo principal do Trecho 5 do Eixão das Águas são o suprimento dos distritos industriais de Maracanaú, onde se localizam cerca de cinco dezenas de indústrias, e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, além das ETAs-Oeste e Cumbuco, situadas nas praias oeste da capital cearense.

O EIXÃO

O Eixão constitui-se de um complexo de estação de bombeamento, canais, sifões, adutoras e túneis, por onde se realiza a transposição das águas da Barragem do Castanhão para reforçar o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, assim como do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O investimento total das obras está previsto em 1 bilhão de reais, financiados pelo Banco Mundial e Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, do Governo Federal, e contrapartida do Governo do Ceará. Sua construção fará a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe com as da Região Metropolitana.

Possibilita o surgimento de um pólo de desenvolvimento hidroagrícola nas áreas de tabuleiro da Bacia do Rio Jaguaribe, promovendo o suprimento de projetos de irrigação no decorrer de seu traçado, como é o caso do Projeto Tabuleiro de Russas, Serão irrigados mais de 10.000 hectares de terras férteis e favoráveis à agricultura irrigada nas chamadas “manchas de solo de chapada”.

O Eixão das Águas está voltado, principalmente, para a garantia do abastecimento humano de água de todas as comunidades urbanas e rurais, situadas ao longo de seu trajeto até a capital cearense e região metropolitana, onde se situam 14 municípios com mais de 3,5 milhões de pessoas e os distritos industriais de Fortaleza, Maracanaú, Horizonte e Caucaia garantindo o abastecimento por um período estimado de 30 anos.

Beneficiará e potencializará o desenvolvimento local dos municípios de Alto Santo, Jaguaribara, Morada Nova, Ibicuitinga, Russas, Limoeiro do Norte, Ocara, Chorozinho, Pacajus, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba, Maranguape, Maracanaú, Cascavel, Caucaia, Fortaleza e São Gonçalo, alguns situados ao longo do percurso do Eixão e outros na Região Metropolitana..

O Eixão começa imediatamente a jusante da barragem do Açude Castanhão, numa vazão inicial de 11 metros cúbicos por segundo até a máxima de 22 metros cúbicos por segundo diretamente da tubulação da tomada dágua do respectivo reservatório. A transposição, toda por gravidade, é realizada até os Açudes Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião, reservatórios integrantes, juntamente com o açude Aracoiaba, que fazem o sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana de Fortaleza. Este percurso, entre Castanhão e Pacajus estende-se por aproximadamente 210 km, aproximadamente.

O prolongamento do sistema adutor para a zona oeste de Fortaleza, entre o Açude Gavião e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, perfaz cerca de 55 km adicionais, totalizando o Eixão uma extensão de 255 km de canais e adutoras.

TRECHOS

O Trecho I do Eixão das Águas, que vai do Açude Castanhão, em Jaguaribara, até o Açude Curral Velho, em Morada Nova, tem 55 km de extensão, foi entregue à população cearense em dezembro de 2004 a um custo aproximado de R$ 200 milhões, financiados pelo Banco Mundial.

O Trecho II começa no Açude Curral Velho e estende-se ao longo de 45,9 km, até a Serra do Félix, também em Morada Nova. O Trecho III compreende 66,3 km de extensão e está localizado entre a Serra do Félix e o Açude Pacajus, atravessando parte dos seguintes municípios: Morada Nova, Ocara, Cascavel, Chorozinho e Pacajus. Estes dois trechos encontram-se em ritmo acelerado de obras.

Os trechos IV e V acham-se em construção, com previsão para inauguração até o final do corrente ano.

O Trecho IV, que liga o Açude Pacajus ao Açude Gavião, terá uma extensão de 33,9 km e o Trecho V, que interliga o Açude Gavião ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, terá 55 km de extensão, totalizando 255 km a extensão total do Eixão das Águas.

Assessoria de Comunicação Social da SRH/CE

Fort. 18/03/2014