Programa Água Doce fará Diagnóstico Socioambiental e Técnico no Ceará

12 de março de 2013 - 15:01

 

O Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, presidirá, às 8h30min de amanhã, dia 13, a instalação da Oficina de Capacitação de pessoal para elaboração do Diagnóstico Socioambiental e Técnico do PAD-Programa Água Doce no Ceará. A solenidade ocorrerá no auditório do Palácio das Águas, sede da COGERH/SOHIDRA, no Cambeba, e os conhecimentos serão transmitidos durante o período de 13 a 15 do corrente mês. Especialistas do MMA-Ministério do Meio Ambiente e da SRH/CE estarão preparando, portanto, técnicos do Núcleo Estadual do PAD e dos 30 primeiros municípios cearenses a serem atingidos pelo Programa que, em princípio, beneficiará a 222 comunidades cearenses.

Representantes do MMA, da Associação dos Prefeitos do Ceará, Prefeitos dos 30 primeiros municípios, no momento considerados mais carentes de água, também estarão presentes à solenidade. Com a Oficina será possível capacitar os técnicos responsáveis pela execução das atividades previstas para a fase de diagnóstico socioambiental em que será utilizado o Índice de Condição de Acesso à Água (ICAA), que classifica os municípios por meio da análise que leva em consideração, entre outros indicadores, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mortalidade infantil, pluviometria anual e incidência de pobreza.

A participação das prefeituras municipais é considerada fundamental na identificação das comunidades a serem beneficiadas pelo PAD. A iniciativa trabalha em conjunto com outras ações dos governos federal e estadual, como o Programa Água para Todos do Ministério da Integração, do qual o PAD faz parte. Após a triagem inicial, serão realizadas análises da situação fundiária dos locais onde se encontram os poços com dessalinizadores.

O principal objetivo, neste momento, é ter comunidades cearenses beneficiadas com a recuperação ou implantação dos sistemas dessalinizadores. O PAD dará prioridade, além das áreas carentes, as que já tenham poços artesianos perfurados, pois o programa tem foco na dessalinização da água salobra. Trata-se de um trabalho multidisciplinar e interinstitucional, que envolve técnicos de diferentes formações.

Assessoria de Imprensa da SRH

Fort. 12/03/2012