Programa Água Doce inicia fase de manutenção dos sistemas

21 de fevereiro de 2022 - 14:50

A Secretaria dos Recursos Hídricos sediou, na manhã desta segunda-feira (21), a primeira reunião de coordenação do Programa Água Doce (PAD) na fase de monitoramento dos sistemas de dessalinização. A reunião contou com a presença de representantes da empresa vencedora da licitação de monitoramento, que ficará responsável por realizar atividades de monitoramento ambiental e de manutenção corretiva nos 252 sistemas do PAD, em um período de 12 meses.

As atividades de monitoramento dos sistemas serão avaliadas por meio do registro das variáveis de operação dos equipamentos e das análises de mostra de água, identificando a qualidade e a quantidade de água produzida.

Ao longo do processo se verificado alterações na qualidade e na quantidade de água da fonte hídrica, o equipamento será avaliado e submetido a ajustes para otimização do processo de produção de água dessalinizada, inclusive com adequação do processo de pré tratamento quando detectada a necessidade.

Os sistemas dos municípios de Ocara, Ibaretama e Ibicuitinga foram os primeiros a iniciar o processo de manutenção.

A necessidade da manutenção é detectada através do monitoramento dos dados de operação dos equipamentos de dessalinização, observando os parâmetros de qualidade de água e da inspeção visual, que demandam ações preventivas ou correntivas.

Os aspectos analisados no monitoramento são: condição de higiene e conservação do poço e da tubulação do sistema; do abrigo do dessalinizador e chafariz; e dos reservatórios de água bruta, permeado e concentrado, dentre outros tópicos. Os sistemas dos municípios de Ocara, Ibaretama e Ibicuitinga foram os primeiros a iniciar o processo de manutenção.

PAD no Ceará  

No Estado do Ceará, o Programa Água Doce contou com um investimento de R$ 53 milhões, para implantação 252 sistemas de dessalinização que estão beneficiando comunidades de 44 municípios com aproximadamente 120 mil pessoas.

O Programa Água Doce é uma ação do Governo Federal, coordenado atualmente pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com os Governos Estaduais e Municipais, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas, atendendo prioritariamente as populações de baixa renda, em comunidades difusas do semiárido.