Reunião acompanha operação dos principais açudes do Ceará
18 de abril de 2022 - 09:14
Reunião contou com membros de diferentes Comitês de Bacia do Ceará
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizou na última semana, uma reunião com a Comissão de Acompanhamento da Operação emergencial 2022.1 dos Vales do Jaguaribe e do Banabuiú. A operação, de caráter provisória durante a quadra chuvosa, ocorre entre fevereiro e junho. Após esse período, acontecerá a Reunião de Alocação Negociada de água dos reservatórios monitorados pela Companhia.
Banabuiú
O gerente regional da Bacia do Banabuiú, Luis César Pimentel, apresentou os dados do acompanhamento da operação 2022.1 do Açude Banabuiú. Desde o dia 22 de fevereiro, quando foi definida a operação, até o dia 31 de março, foi observado um saldo positivo de 1,89 milhões de m³ a mais no volume realizado em comparação ao simulado, conforme os dados abaixo.
Para o restante da operação, até o dia 30 de junho, foi simulado um volume final de 123,5 milhões de m³ no reservatório, 3,7 milhões de m³ que seu volume atual (equivalente a 8,29% de sua capacidade), como exposto abaixo.
Orós
O gerente regional da Bacia do Alto Jaguaribe, Isaac Dias, apresentou os dados do acompanhamento da operação 2022.1 do Açude Orós.
O 2º maior reservatório do Estado registrou saldo positivo de 710,3 milhões de m³ ao fim de março, com 263,2 milhões de m³ que o simulado. Hoje, o Orós se encontra com 820,5 milhões de m³, equivalente a 42,3% de sua capacidade total.
Castanhão
O gerente regional da Bacia do Médio e do Baixo Jaguaribe, Hermilson Barros, apresentou os dados do acompanhamento da operação 2022.1 do Açude Castanhão.
O maior reservatório do Ceará registrou um saldo positivo ao fim de março, com 1,07 bilhões de m³, 527,7 milhões de m³ a mais que o simulado.
O volume atual do Castanhão é de 1,19 bilhões de m³ (17,77%), com vazões médias de 1,75 m³/s para a tomada d’água e de 1,64 m³/s para a EB Castanhão.
Estiveram presentes na reunião representantes dos Comitês de Bacia do Banabuiú, Salgado, RMF, Alto, Médio e Baixo Jaguaribe.
Informações: Ascom Cogerh