Reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias acontece em Fortaleza

26 de março de 2019 - 12:04

A abertura do evento contou com a participação do secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira e de representantes de 19 Estados.

Representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas de 19 estados brasileiros estão reunidos na capital cearense, no Hotel Praia Mansa, nos dias 26 e 27 de março, para discutirem o sistema hídrico brasileiro na 1ª Reunião Ordinária do Colegiado do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil.

A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira (26) e contou com a presença do secretário dos Recursos Hídricos (SRH) Francisco Teixeira e do presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) João Lúcio, além de representantes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí,Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Abertura do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil

Participam também do evento representantes dos Comitês Federais: CEIVAP, CBH – Parapanema, PCJ, CBH – Doce, CBH – Grande, CBH – São Francisco, CBH – Parnaíba e CBH – Piranhas Açu.

Segundo o secretário Francisco Teixeira o governador Camilo Santana faz questão que o Ceará seja sede de eventos importantes para a gestão hídrica do Estado. “Esse fórum reúne representantes dos Estados que trabalham a gestão hídrica com excelência, e essa troca de experiências eleva o nível dos debates e conseqüentemente melhora a qualidade do trabalho de cada Estado. O que o Ceará tiver para contribuir com os outros Estados, podem contar com a gente”, frisou o secretário que ainda enfatizou o trabalho da Cogerh, Sohidra e Funceme no Cerá.

A pauta dos dois dias de evento é composta por temas relacionados à gestão dos recursos hídricos como: Os avanços e perspectivas na gestão de recursos hídricos no Estado do Ceará, Apresentação de segurança de barragens e desafios da legislação vigente e Responsabilidades técnicas dos profissionais envolvidos em barragens, meio ambiente e recursos hídricos.

Durante a abertura do evento, o presidente da Cogerh João Lúcio ressaltou o importante papel dos 12 Comitês de Bacias do Estado do Ceará. “Temos feito um grande esforço para não deixar faltar água no Ceará, e os Comitês de Bacias tem um papel de extrema importância em todas as conquistas hídricas que acontecem no Estado. Os Comitês fortalecem a gestão participativa e contribuem para que projetos e ações sejam executados”.

Abertura do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil

A programação do Evento segue até a tarde de quarta-feira (27) com palestras, apresentações e debates sobre a XXI ENCOB que acontecerá no Paraná ainda em 2019.

A representante do Fórum Sergipano dos Comitês de Bacias, Rosa Cecília, participa do evento desde 2009 e garante que o Fórum Nacional é responsável por muitas mudanças que ocorrem no Brasil. “Para se fazer uma gestão dos recursos hídricos em um país onde a desigualdade de distribuição de água é muito grande, é preciso ter organização e um movimento, e esse Fórum é exatamente esse elo entre os Estados, onde um ajuda o outro seja em troca de experiências ou até mesmo na gestão de compartilhamento das águas”.

Rosa Cecília – Fórum Sergipano de Bacias Hidrográficas

Sobre o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Formado pelo conjunto dos Comitês de Bacia legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro, o Fórum tem a missão de articular os Comitês de Bacia Hidrográficas em nível nacional, visando seu fortalecimento como parte do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.

Desde sua criação, em 1999, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas promove, sob a organização executiva de seu Colegiado Coordenador, o Encontro Nacional de Comitês de Bacia (ENCOB), buscando a integração e a troca de experiências entre os seus Comitês membros com o objetivo de apresentar de forma clara como é feita a gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.