Reunião Técnica do Plano Fortaleza 2040 discute drenagem urbana e segurança hídrica

22 de julho de 2019 - 09:06

A reunião foi a primeira da Comissão de Saneamento e Segurança Hídrica do Plano Fortaleza 2040, e contou com a presença do secretário Francisco Teixeira

Visando aprofundar o assunto de drenagem urbana e segurança hídrica do município de Fortaleza, a Comissão de Saneamento e Segurança Hídrica do Plano Fortaleza 2040 realizou um encontro, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza – CDL-FOR, para debates e palestras com técnicos da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado, além de estudantes.

Segundo o secretário Francisco Teixeira momentos de integração entre poderes devem ser muito valorizados. “A drenagem e segurança hídrica são temas difíceis de qualquer gestão, principalmente se tratando de água urbana de um município grande como Fortaleza. Por isso, quanto mais integração, entre poderes, órgãos, governo melhor é para buscar soluções viáveis para os problemas apresentados”.

Secretário Francisco Teixeira na abertura da reunião

A reunião foi conduzida pelo professor-mestre e técnico da Prefeitura de Fortaleza, Assis Bezerra, que explanou para o público presente a atual situação da drenagem urbana do município, mostrando em detalhes os pontos críticos, algumas soluções já apresentadas, as interferências dos sistemas de drenagem e as ligações clandestinas, o plano diretor e as concepções da Prefeitura em relação à micro e macro drenagem de Fortaleza.

“Fortaleza atualmente tem 33.600 há de bacias hidrográficas, em uma população de 2.627.482 habitantes. Nos últimos 18 anos o crescimento populacional foi de 22,70%, o que representa muito para o sistema de ligações do município. Hoje, quando fazemos um dimensionamento do sistema municipal vimos às conseqüências desse crescimento e da maneira como se agiu em paralelo a ele. Por isso, todo estudo, toda reunião com boas idéias, é de grande valia para tornarmos o sistema cada vez melhor, diminuindo os problemas”, explicou o professor.

A reunião contou com a presença de técnicos da SRH, Cogerh, Sohidra e Prefeitura de Fortaleza, além de estudantes da UFC.