RMF: Definida operação no Açude Itapebussu

27 de julho de 2021 - 10:57

Dando continuidade às reuniões de alocação, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos acompanhou a deliberação da proposta de vazão do Açude Itapebussu, localizado em Maranguape. Dentre as propostas apresentadas, a comissão gestora responsável pelo reservatório aprovou a operação de 80 l/s, vazão máxima permitida pelo Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza.

Conforme apresentado na reunião, o Açude Itapebussu possui atualmente um volume de cerca de 5,95 hm³, número equivalente a 99,15% de sua capacidade total. O reservatório foi construído em 2006 pelo Governo Federal e é monitorado desde 2008, com sangrias registradas todos os anos.

Com relação ao processo de alocação do açude, foram apresentadas quatro propostas de operação. A comissão gestora responsável pelo reservatório deliberou, avaliou e aprovou a vazão máxima permitida pelo Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza, correspondente a 80 l/s, sendo 30 l/s destinados à população e 50 l/s à bacia hidráulica.

Ao final do encontro, ficou definido a realização de uma nova reunião – prevista para acontecer no dia 06 de agosto – para fins de acompanhamento da operação.

 

*Com informações assessoria de comunicação da Cogerh