Segurança de Barragens: Cadastro estadual é divulgado no Centro-Sul

21 de agosto de 2019 - 13:36

Os seminários fazem parte de uma série de ações realizadas pela SRH para políticas de Segurança de Barragem, incluindo o Cadastro Estadual de Segurança de Barragens

A Célula de Segurança de Barragens, da Secretaria dos Recursos Hídricos, realizou mais uma rodada de seminários para divulgação do Cadastro Estadual de Barragens, que foi estabelecido pela lei Nº 12.334/2010, em respeito à Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB.

A reunião aconteceu nos municípios de Iguatu e Cariús, contemplando também os municípios de Quixelô e Júcas. No Estado do Ceará, a lei de Segurança de Barragens foi normatizada através da SRH com a portaria Nº2747/2017.

Reunião no município de Cariús

Os seminários contam com o apoio das Gerências Regionais da Cogerh, que em reunião como secretário Francisco Teixeira, no último dia 13, foram instruídos a contribuir com a Célula de Segurança de Barragens na divulgação e realização do cadastro, além de notificar os empreendedores e prefeituras municipais.

Segundo a orientadora da Célula de Segurança de Barragem, Lucrécia Nogueira, os seminários têm objetivo de informar e esclarecer dúvidas acerca da política de segurança de barragens e do cadastro. “Atualmente o Cadastro Estadual de Barragens contempla todas as barragens monitoradas pela COGERH, barragens de propriedade do DNOCS, barragens construídas por prefeituras municipais e empreendedores particulares, totalizando mais de 300 cadastros”, esclareceu.

Reunião no município de Iguatu

No próximo mês, os municípios de Acopiara e Orós irão receber a comitiva da SRH para reunião de cadastramento.

Manutenção

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) deu início as obras de reparo em oito barragens estaduais cuja manutenção é de responsabilidade do Estado. Os reservatórios vão passar por medidas preventivas, conforme inspeção sistemática realizada pelo setor de Segurança e Infraestrutura da Companhia. A previsão é de que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2020, com condições adequadas para atravessar a quadra chuvosa prevista para os meses de fevereiro a maio.