Segurança hídrica de Fortaleza será tema de Webinar com participação da SRH

8 de julho de 2020 - 21:32

Fortaleza passará a contar com as águas que virão da transposição do Rio São Francisco. Um grupo de técnicos vai abordar a segurança hídrica de Fortaleza no Webinar do Observatório de Fortaleza

O Observatório de Fortaleza vai realizar no próximo dia 14 de julho, às 15 horas, o 3º Webinar que terá como tema a “Segurança Hídrica de Fortaleza: avanços e desafios”. O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Observatório de Fortaleza.

O debate será realizado pelo secretário de Recursos Hídricos do Ceará Francisco Teixeira, presidente da CAGECE Neuri Freitas e pelos professores/ doutores da Universidade Federal do Ceará Francisco Assis e Itabaraci Cavalcante. O Webinar terá a mediação de Mário Fracalossi, superintendente adjunto do Iplanfor.

O tema

Fortaleza tem seu sistema de abastecimento de água assegurado por um conjunto de reservatórios localizados nas Bacias Hidrográficas Metropolitana e do Jaguaribe e passará a contar com as águas que virão da transposição do Rio São Francisco. O crescimento da cidade resultou em um aumento significativo da demanda de água nos últimos anos e as recorrentes secas no semiárido tem colocado em risco o abastecimento da capital. Assim, o gerenciamento de eventos de crises é requisito importante no planejamento dos recursos hídricos do município.

As análises técnicas do abastecimento urbano atual e futuro constatam a dependência estrutural da transposição das águas da Bacia do Jaguaribe e do Rio São Francisco, tornando urgentes a conclusão da segunda fase do Eixão da Águas e do Projeto de Integração do São Francisco (PISF). Esse tipo de obras pode ser motivo de conflitos entre as bacias doadoras e receptoras, o que deve ser minimizado pelas negociações realizadas pelos Comitês de Bacias.

No Webinar, serão abordadas as diversas possibilidades que envolvem o suprimento de água em quantidade, qualidade e garantia suficiente para o funcionamento sustentável da cidade. Serão apresentadas a conceituação de segurança hídrica definida pelo Plano Fortaleza 2040 e as alternativas de intervenção para o abastecimento na capital, assim como o estado da arte da situação atual do gerenciamento dos recursos hídricos no Ceará e seu reflexo para a cidade de Fortaleza.

O potencial e os riscos de exploração de águas subterrâneas na capital, que já se configura como alternativa para abastecimento doméstico e de alguns setores produtivos, também são pontos importantes, bem como a situação dos abastecimento público de Fortaleza e os desafios para universalização, à luz do novo marco regulatório aprovado pelo Congresso Nacional.