Segurança hídrica é tema da 45º reunião da Câmara Técnica de Convivência com a Seca

21 de junho de 2021 - 10:06

A 45º reunião da Câmara Técnica de Convivência com a Seca, organizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), discutiu o fim da quadra chuvosa no Ceará. Com o tema: “Segurança Hídrica – Situação Atual, Tendências e Caminhos”, o evento aconteceu de forma virtual e contou com apresentações da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A SRH foi representada pela geóloga e técnica Liduína Carvalho.

Após as apresentações o professor Fernando Okimoto, idealizador da Rede de Pesquisa em Segurança Hídrica da Comunidade Universitária (UNESP/S.Paulo e UFU/M.Gerais), participou com contribuições acadêmicas visando futuras parcerias em torno das componentes da Água e produção e os Comitês Municipais da Câmara Técnica.

Segundo o coordenador da Câmara Técnica do CEDR – Plano Municipal de Preparação p/Convivência c/as Secas Josias, Josias Farias, o resultado das reuniões vem gerando frutos para o Estado do Ceará. “Alguns pontos já vêm sendo trabalhados como o apoio e fortalecimento das organizações locais, criação de instrumentos de gestão de informações, fortalecimento de estrutura de preparação para as secas, intensificação de capacitação de capacidades locais e incremento no processo de educação, cultura e meio ambiente, apresentado nos eixos anteriores”.

Quadra Chuvosa

O Ceará apresentou desvio negativo de 15,4% nas chuvas do período entre fevereiro e maio deste ano, conforme balanço divulgado, por meio de live no YouTube, pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta-feira (2).

Conforme a climatologia do Estado, a média para o quadrimestre é de 600,7 milímetros, enquanto o observado foi de 508,3 mm. O cenário de precipitações reduzidas e irregulares já era esperado pela Funceme, conforme prognóstico divulgado em janeiro deste ano.