Seminário discute bacias hidrográficas da Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús

6 de outubro de 2020 - 10:00

O Seminário Regional das Bacias Hidrográficas da Serra da Ibiapaba e dos Sertões de Crateús aconteceu na útlima terça-feira, dia 06/10, de forma virtual, pela plataforma Zoom. O evento contou com 120 inscritos. Este foi o quinto de nove eventos, na programação desta etapa do Pacto pelo Saneamento Básico, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos. O link para participar é https://qrgo.page.link/ZA83U

Durante o evento, foram feitas apresentações por eixo, destacando a realidade dos municípios das duas bacias, conforme levantamento feito pela coordenação técnica do Pacto do Saneamento Básico e encaminhado em cadernos temáticos aos participantes.

O seminário consta de apresentações por eixo da realidade dos municípios das duas bacias, conforme levantamento feito pela coordenação técnica do pacto e encaminhado em cadernos temáticos aos participantes, que poderão fazer perguntas pelo chat. Os apresentadores: Luana Bezerra, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria do Meio Ambiente, falou sobre “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”; Assis Bezerra, mestre em Recursos Hídricos pela UFC, sobre “Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas”; Sérgio Mota, educador da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), sobre “Educação Ambiental para o Saneamento”; Alceu Galvão, analista de regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE) sobre “Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário”; e Marilângela Silva, gestora ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), sobre “Saneamento Rural”; sobre “Saneamento Rural”. A moderação é da coordenadora técnica do pacto, Rosana Garjulli, do Conselho.

A bacia hidrográfica da Serra da Ibiapaba possui uma área de 5.987,75 km². Compreende as redes de drenagem dos rios Pejuaba, Arabê, Jaburu, Jacaraí, Catarina, Pirangi, Riacho da Volta, Riacho do Pinga e Inhuçu. É composta por 10 municípios: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipueiras, Poranga, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.

A bacia hidrográfica dos Sertões de Cratéus possui uma área de 10.821 km², compreendendo a rede de drenagem do Rio Poti. Apresenta uma capacidade de acumulação de águas superficiais de 436,04 milhões de m³, em um total de 10 açudes monitorados pela Cogerh. É composta pelos municípios de Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Novo Oriente, Poranga, Ipueiras, Quiterianópolis e Tamboril.

Todas as apresentações feitas até então podem ser acessadas no Portal da Assembleia Legislativa pelo link http://al.ce.gov.br/index.php/pacto-saneamento-basico
Os nove seminários apresentarão a realidade das bacias ou sub-bacias hidrográfica do Salgado, Metropolitanas, Banabuiú, Acaraú, Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús, Coreaú, Curú e Litoral, Médio e Baixo Jaguaribe e Alto Jaguaribe.