Sistema dos Recursos Hídricos se reúne com Comitê da Bacia do Banabuiú em Quixeramobim
9 de maio de 2025 - 15:01
A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) realizou, nesta sexta-feira (9), um encontro com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Banabuiú, no campus do IFCE de Quixeramobim. A iniciativa faz parte de uma série de encontros promovidos pela SRH para ouvir as demandas da população e fortalecer a gestão participativa das águas no estado.
Durante o evento, o secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, destacou a importância estratégica da região para os projetos de segurança hídrica do Ceará. “Essa região será a primeira beneficiada com o Projeto Malha D’água, um projeto importante que vai garantir a segurança hídrica. Mas, paralelo a ele, precisamos reforçar as demais ações, principalmente as emergenciais, para garantir a resolução dos problemas. É para isso que estamos aqui”, afirmou.
O presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro, também reforçou o papel da integração com os comitês e a escuta ativa das comunidades. “Essa proximidade com os comitês é fundamental para que possamos tomar decisões mais assertivas, baseadas nas realidades locais. O Banabuiú tem papel estratégico e precisamos estar alinhados com quem vive e conhece o território”, pontuou.
O encontro contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os prefeitos Cirilo Pimenta (Quixeramobim), Rogério Barreira (Ibicuitinga), Marcílio Coelho (Banabuiú), Ivoneth Braga (Pedra Branca) e o vice-prefeito do município de Milhã.
Também participaram representantes da sociedade civil e de órgãos estaduais, como Toninho, coordenador estadual do MST; Marco Bica, superintendente da Sohidra; e Teobaldo Marques, coordenador estadual do Fórum dos Comitês de Bacia.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Banabuiú, Ronilson Rodrigues, reforçou a importância das parcerias municipais e estaduais. “Esse é momento de passarmos todas as demandas para a gestão estadual através da SRH, Cogerh e Sohidra, e para as gestões municipais através dos prefeitos. A parceria de todos é que vai salvar o Sertão Central e a sua população.”
O encontro reforçou o compromisso do Governo do Estado com uma gestão hídrica democrática, eficiente e voltada para as necessidades reais da população.