Situação hídrica cearense é apresentada na 10º Região Militar

3 de julho de 2019 - 15:42

Gestores da SRH e Dnocs apresentaram as ações de cada instituição para coronéis e generais da 10º Região Militar

O comando da 10º Região Militar de Fortaleza recebeu, na manhã desta quarta-feira (03), gestores do Ceará para apresentação detalhada da atual situação hídrica do Estado. Participaram das apresentações o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeira, diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra Secas – Dnocs Ângelo Guerra e o engenheiro civil do Dnocs Augusto Tostes. O deputado estadual Manuel Duca participou representando a Assembléia Legislativa do Ceará.

Para Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, essas apresentações são de extrema importância para o exército brasileiro, que monta sua programação própria de ações e precisa do alinhamento com o Governo Federal e Governo do Estado para facilitar as ações, principalmente os carros-pipas. “A visita dos gestores aqui na 10º Região tem por objetivo estreitar laços de cooperação entre os órgãos estaduais e federais e o Exército Brasileiro”.

O diretor-geral do Dnocs, Ângelo Guerra, iniciou apresentando as ações que são de responsabilidade federal, executadas através do Dnocs. “Açudagem, agricultura irrigada, adutoras, poços, pequenas cisternas e sistemas, piscicultura e zoneamento ecológico, essas são algumas das ações que o Dnocs executa do Nordeste, em especial do Ceará”. Ainda segundo Ângelo, o órgão foi pioneiro em diversas ações no Ceará, como a perfuração de poços profundos e a construção de barragens de terra.

Recursos Hídricos

A apresentação do secretário Teixeira foi iniciada com o prognóstico das chuvas e as precipitações da quadra chuvosa de 2019. O público presente pode analisar, através de um mapa, os municípios cearenses e seus níveis de criticidade. “No grupo de contingência, formado por SRH, Cogerh, Sohidra, Cagece, Defesa Civil e outros órgãos ligados ao assunto, é analisada a situação de cada município cearense e medida seu nível de atenção, podendo ser alta, média, situação de alerta ou tranqüila para o ano de 2019, e assim vamos montando esse mapa que nos ajuda, a saber, exatamente onde se precisa mais da nossa ajuda”.

Projeto Malha D’água

Um dos pontos mais importantes da apresentação, o Projeto Malha D’água foi, detalhadamente, explicado pelo secretário Teixeira. O Projeto tem o objetivo de ampliar a segurança hídrica do Estado, garantindo condições qualitativas e quantitativas de fornecimento de água para o abastecimento dos núcleos urbanos e complementarmente de comunidades rurais situadas ao longo dos sistemas adutores a serem implantados.

“Com o Malha D’água, a operação carro-pipa vai ser consideravelmente reduzida, o que vai gerar uma grande economia para o exército brasileiro”, frisou o secretário.

Com o Projeto os sistemas adutores de água tratada terão captação realizada diretamente nos mananciais de maior garantia hídrica, com implantação de ETAS nos reservatórios e adução aos núcleos urbanos integrados. O acordo de empréstimo para o 1º fase do Projeto foi aprovado pelo Banco Mundial e vai atender o trecho Banabuiú/Sertão Central. Serão, nessa fase, 676,09 km de extensão, atendendo 9 sedes de municípios (Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Senador Pompeu, Dep. Irapuã Pinheiro, Piquet Carneiro, Mombaça, Pedra Branca e Milhã) e 37 distritos.