SRH avança nos diagnósticos para implantação de novos sistemas do PAD no Ceará

11 de março de 2025 - 14:45

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) segue avançando na implantação de novos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD) no Ceará. Como parte do processo, a equipe técnica da SRH esteve em campo, realizando a etapa de Diagnósticos Socioambientais nos nove municípios que serão contemplados.

Os diagnósticos são fundamentais para garantir que as estruturas sejam implementadas em locais adequados e de forma eficiente. Para isso, a equipe visita as prefeituras municipais, onde se reúne com os gestores locais para apresentar informações sobre o PAD, alinhar as ações e firmar parcerias institucionais.

Ao todo, nove municípios foram contemplados na etapa de diagnóstico: Campos Sales, Caridade, General Sampaio, Jaguaruana, Paramoti, Pedra Branca, Quixeramobim, Senador Pompeu e Tejuçuoca.

Nas comunidades, o trabalho se intensifica por meio do contato direto com lideranças comunitárias e moradores. O levantamento de informações essenciais inclui dados sobre perfil de renda familiar, disponibilidade de energia elétrica, vazão do poço, infraestruturas hídricas existentes, equipamentos estruturais (como escolas, postos de saúde e igrejas), disponibilidade e situação do terreno destinado à construção do sistema, organização comunitária e receptividade dos moradores ao novo sistema.

A assistente social Rosana Frota e o engenheiro civil Eduardo Barreira, técnicos do Programa Água Doce pela SRH, estão à frente da etapa, que garante a coleta das informações que irão contribuir para a implantação eficiente dos sistemas. Posteriormente, os estudos serão encaminhados ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), provedor dos recursos para implantação.

Como próximo passo, após elaborados os diagnósticos, serão feitos os testes de bombeamento, coleta e análise de água do poço e elaboração do projeto executivo e, finalmente, a construção do sistema.