SRH chamada a ajudar no PNIH e Transposição

25 de junho de 2009 - 12:49

Durante todo o dia de ontem, dia 24, cada um dos setores da SRH-Secretaria dos Recursos Hídricos e suas empresas vinculadas COGERH e SOHIDRA, fizeram apresentações setoriais e individuais sobre seu desempenho no cumprimento da Política Estadual dos Recursos Hídricos para especialistas dos ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional, ANA-Agência Nacional de Águas, DNOCS e de outros órgãos federais. O objetivo foi atender a solicitação desses ministérios que elaboram, para o governo federal, a Proposição ao PNIH-Plano Nacional de Infra-Estrutura Hídrica e Alternativas para Otimização da Oferta de Água ao Projeto de Integração do São Francisco no Estado do Ceará.

Ao falar na abertura dos trabalhos, o Secretário dos Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro, destacou o empenho do Governador Cid Gomes em dimensionar, a cada ano de seu governo, os programas e projetos voltados para recursos hídricos e meio ambiente no Ceará, onde estão sendo aplicadas as mais modernas tecnologias para o melhor aproveitamento das águas e proteção ambiental. Por seu turno, o representante da Seplag-Secretaria do Planejamento e Gestão, Francisco Gifoni, mostrou as consequencias trazidas à população do interior do Estado pelas enchentes, causadas pelas chuvas, cujos índices de precipitações extrapolaram os níveis históricos durante a quadra chuvosa estadual.

O Secretário dos Recursos Hídricos e Ambientes Urbanos do Ministério do Meio Ambiente, Vicente Andreu Guillo destacou os níveis de desempenho pelo governos cearenses nos avanços obtidos nas áreas dos recursos hídricos e meio ambiente. O mesmo disse o especialista em estruturas hídricas Demétrius Christofidis, do Ministério da Integração Nacional, buscando absorver os conhecimentos que levarão a preparação do PNIH e Projeto de Integração do Rio São Francisco.

As Universidades federal, estaduais e particulares (UFC, UECE, UNIFOR), Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Pacto das Águas, Cagece, Funasa-Fundação Nacional de Saúde e outras instituições e órgãos públicos e privados também contribuíram, realizando explanações sobre projetos teóricos e práticos desenvolvidos no semi-árido cearense.

Assessoria de Imprensa da SR

Fortl. 25/06/2009