SRH, Cogerh e Sema realizam reunião para alinhamento do Parque das Águas

18 de outubro de 2022 - 10:51

Representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) se reuniram, na tarde desta segunda-feira (17), para tratar da desapropriação da área pública do Parque das Águas, a nova Unidade de Conservação do Ceará. Participaram também da reunião moradores da comunidade Riachão, no município de Guaiúba.

Pressionado pelo crescimento demográfico da Região Metropolitana de Fortaleza, o Sistema de Órgãos Hídricos do Estado resolveu, em parceria com a Sema, criar a Unidade de Conservação dos Açudes Pacoti/Riachão/Gavião, responsáveis pelo abastecimento da região. Com a criação do Projeto, um consultoria foi contratada para mapear o local e identificar os moradores existentes na área pública. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, “toda a área dos açudes estava em risco de perder sua preservação ambiental e a criação do Parque das Águas foi a solução para manter vivo todo esse aporte hídrico que vem sendo o responsável pelo abastecimento humano da RMF, além de preservar a natureza e o meio ambiente.”.

O secretário de Meio Ambiente, Arthur Bruno, destacou durante a reunião a importância de que todas as pessoas que possuem alguma propriedade dentro da área do parque saibam as regras e as leis de preservação, que se encaixam no Código Florestal. “Vamos, com o apoio dos moradores da comunidade Riachão, realizar reuniões com representantes da SEMA, SRH e Cogerh, para explicar todos os detalhes de acordo com as leis aplicadas. Em paralelo as reuniões, será feio um Plano de Manejo para identificar todas os casos, garantindo que para cada vamos tomar as providencias adequadas”.

Antes do início do Plano de Manejo, que ainda será licitado, a Cogerh vai realizar um trabalho de cadastramento de todas as pessoas que habitam a região do poligonal do Parque. O diretor de Planejamento da Cogerh, Elano Joca, explicou que a Gerência da Região Metropolitana vai iniciar um trabalho educativo com a comunidade, realizando o cadastro das famílias residentes e todas as especificações, para iniciar um mapeamento”.

Parque Estadual das Águas

O Parque abrange os municípios de Aquiraz, Guaiúba, Horizonte, Pacajus e Pacatuba e é a 37ª Unidade de Conservação (UC) estadual. O Parque fica no entorno do sistema hídrico Pacoti, Riachão e Gavião, responsável pelo abastecimento de Fortaleza e região metropolitana.

A área preservada pelo decreto assinado possui atributos ecológicos relevantes para a conservação da biodiversidade da Caatinga e de espécies ameaçadas, raras e endêmicas, possuindo paisagens de grande beleza cênica, formada pelos morrotes (inselbergs), pela vegetação e pelos açudes. Essas características possibilitam uma maior proteção aos recursos hídricos, contenção dos processos de urbanização em áreas próximas aos açudes e controle nas possíveis perdas de cobertura florestal.

Com investimento total de R$ 1.631.392,92, na nova área protegida serão permitidas as atividades de pesquisas científicas; educação e interpretação ambiental; recreação em contato com a natureza; além do turismo ecológico.