SRH conclui diagnóstico socioambiental do Programa Água Doce, em Paramoti

5 de junho de 2025 - 09:07

 

Na Semana do Meio Ambiente, a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) finalizou mais um diagnóstico socioambiental para implantação de novos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce (PAD), desta vez no município de Paramoti, no Sertão de Canindé.

A atividade teve participação de representantes municipais, como o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Airton Bezerra, além de autoridades, lideranças locais e membros das comunidades que serão diretamente beneficiadas.

O diagnóstico faz parte das etapas técnicas e sociais do Programa Água Doce, que visa garantir o acesso à água potável em comunidades rurais cearenses, por meio da instalação e recuperação de sistemas de dessalinização de águas subterrâneas, especialmente em regiões com alta vulnerabilidade hídrica.

Finalizado o diagnóstico, o próximo passo é o processo de licitação para implantação do sistema.

Sobre o PAD

Coordenado nacionalmente pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o programa é desenvolvido no Ceará pela SRH, em parceria com o Governo do Estado. Atualmente, o Ceará já conta com 272 sistemas implantados em 47 municípios, beneficiando milhares de famílias. Outros 59 sistemas serão implementados nos próximos meses com recursos federais e estaduais.

Além da infraestrutura hídrica, o PAD integra ações de conscientização sobre a gestão sustentável da água, promovendo qualidade de vida e saúde às populações atendidas, alinhado aos princípios da educação ambiental e da preservação dos recursos naturais.