SRH disponibiliza cartilha virtual de educação ambiental para crianças

22 de junho de 2020 - 10:57

A leitura das famílias com as crianças é uma excelente forma de aproveitar o tempo durante o período de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus

O Governo do Ceará, através do Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Hídricos, trabalha ações de educação ambiental nas escolas do Estado por meio da Cartilha “Gotinha nossa de cada água”, escrita pela servidora dos Recursos Hídricos Inês Prata. A Cartilha faz parte do Projeto SRH nas Escolas, que inclui as crianças na discussão do problema da água, visando garantir um futuro de preservação, com acesso à água de qualidade para todos.

Neste período de isolamento social, a SRH disponibilizou o PDF da Cartilha para ajudar pais e crianças nas atividades em casa, visto que a leitura das famílias com as crianças é uma excelente forma de aproveitar o tempo durante o período.

A principal orientação é que os adultos leiam de forma interativa com as crianças. Conforme as evidências científicas sobre o tema, a leitura interativa é uma espécie de conversa em torno do assunto abordado no livro, sendo a forma mais eficaz de desenvolver a linguagem e o pensamento. De acordo com a coordenadora do Projeto, Márcia Caldas “na história da Gotinha foi grifado vários termos importantes que vão ajudar na didática. Termos como evaporação, nascente, agrotóxicos entre outros deverão ser explicados, facilitando o entendimento da criança e ajudando a entender a importância da preservação do bem”.

A Cartilha

A Cartilha Gotinha Nossa de Cada Água é um livro didático que leva o conhecimento da água e do meio ambiente para crianças cearenses. O livreto trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

Atualmente a Secretaria, em parceria com a Cogerh, atende 40 municípios cearenses com as Cartilhas, que são utilizadas com alunos do 4º ano do ensino fundamental.

 

Para acessar a Cartilha “Gotinha nossa de cada água” Clique aqui