SRH divulga Relatório Estadual de Segurança de Barragens 2025
26 de janeiro de 2026 - 15:49

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH) divulgou o Relatório Estadual de Segurança de Barragens 2025, documento que apresenta um panorama detalhado das ações de fiscalização, monitoramento e gestão da segurança de barragens no Estado ao longo do ano de 2025.
Entre os principais avanços destacados no relatório estão o aumento no número de barragens cadastradas no Ceará e a atualização da Instrução Normativa, que passou a alterar os critérios de Classificação de Categoria de Risco (CRI) e de Dano Potencial Associado (DPA), tornando o processo de avaliação mais alinhado às diretrizes da Política Nacional de Segurança de Barragens.
O relatório tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pela SRH/CE, além de discutir a implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) no Ceará, apontando avanços, desafios e perspectivas para o fortalecimento da segurança hídrica no Estado.
No documento, são abordados temas como: Regulamentação da segurança de barragens; Cadastro estadual de barragens; Classificação das estruturas quanto ao risco e ao dano potencial; Planos de Segurança de Barragens; Informações sobre fiscalizações realizadas.

O relatório também apresenta um diagnóstico da situação das barragens fiscalizadas e um capítulo específico sobre comunicação, destacando ações voltadas à segurança de barragens e à preparação para situações de emergência e acidentes.
Todas as informações consolidadas no Relatório Estadual de Segurança de Barragens são incorporadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), ferramenta que permite o monitoramento contínuo e a atualização dos dados de cada barragem, conforme novas informações são fornecidas pelos empreendedores.
Para acessar o Relatório Estadual de Segurança de Barragens 2025, clique aqui
Números do Ceará
Atualmente, o banco de dados da SRH conta com 500 barragens identificadas em todo o Estado, distribuídas por 12 bacias hidrográficas e abrangendo 124 municípios cearenses. A partir das informações coletadas, foram identificados 179 empreendedores diferentes responsáveis pelas estruturas.
Os empreendedores com maior número de barragens no Ceará são a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), com 83 barragens, e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), com 63 barragens. Essas instituições são responsáveis por barragens consideradas estratégicas para o gerenciamento dos recursos hídricos do Estado.
Ampliação dos cadastros
De acordo com a coordenadora da Célula de Segurança de Barragens da SRH, Lucrécia Nogueira, o crescimento no número de cadastros é resultado do fortalecimento das ações de divulgação e orientação junto à população e aos gestores públicos.
“Entre os empreendedores identificados, 38% do total são empreendedores públicos, principalmente Prefeituras. O aumento do cadastro de barragens públicas pode ser decorrente das ações de divulgação e notificação realizadas junto aos municípios”, destacou a coordenadora.
O Relatório Estadual de Segurança de Barragens 2025 reforça o compromisso da SRH com a gestão responsável dos recursos hídricos, a prevenção de riscos e a proteção da população, contribuindo para uma política de segurança de barragens cada vez mais eficiente e integrada.